Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto Cruise Terminal estreia o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros

O Porto Cruise Terminal, construído para poder receber navios de maior dimensão e realizar grandes operações de ‘turnaround’, estreia, este domingo, dia 25 de março, o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros. É a primeira vez que um navio termina uma viagem e começa outra a partir de Matosinhos.

No total, são mais de 200 passageiros, sobretudo de nacionalidade brasileira, que terminam a sua viagem neste porto. No mesmo dia, será a vez de cerca de 250 portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha.

“A operação terá um elevado impacto na economia da região, com a pernoita nas cidades envolventes de muitos turistas que neste dia vão embarcar ou desembarcar da sua viagem”, refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo em comunicado

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside à cerimónia que assinala o primeiro ‘turnaround’ no novo terminal de cruzeiros. A assinalar o evento estarão, igualmente, Guilhermina Rego, presidente do Conselho de Administração da APDL; Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos; Bud Darr, Vice-Presidente do MSC Group e Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Recorde-se que, com um investimento de 50 milhões de euros, o Porto Cruise Terminal foi inaugurado em 2015 e teve como objetivo preparar este porto para receber navios de maior dimensão e possibilitar as operações de ‘turnaround’.

Desde a abertura do novo cais, em 2011, o novo terminal de cruzeiros recebeu já 256 escalas e mais de 365 mil passageiros, esperando este ano alcançar o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, com 113 escalas e mais de 115 mil passageiros já confirmados, o que representa um aumento, face ao ano anterior, de 13% e 20%, respetivamente.

fonte