Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo avalia concessão do terminal de cruzeiros de Leixões

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse terça-feira no Parlamento ter solicitado à Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) que analise a possibilidade de fazer a concessão da gestão do terminal de cruzeiros que permita "fazer as alterações necessárias para ter outro tipo de cruzeiros".

A ministra salientou na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, que as escalas de cruzeiros em Leixões aumentaram 33% em 2017, mas "continuamos com números baixos".

"Não queremos ter 100 escalas. Queremos 200, 300 ou 400 escalas", afirmou Ana Paula Vitorino, justificando a importância de serem feitas alterações.

A ministra garantiu aos deputados que o sector dos cruzeiros em Portugal "está a crescer bastante", aumentando o emprego e a importância para a economia nacional, e que o país apresenta mesmo "taxas de crescimento superiores as que se registam a nível mundial". Por essa razão, afirmou que para 2018 "prevê-se um novo recorde".

Em Lisboa, disse ainda Ana Paula Vitorino, existe agora, com o novo terminal, uma nova potencialidade que são os "turnaround" (em que os navios partem ou chegam a Lisboa, e não fazem apenas escala).

"O terminal que existia não tinha essa capacidade. Este novo terminal já tem essa capacidade e já começou a ter. Ainda estamos com um número praticamente irrisório de "turnaround" mas está a crescer".

O terminal de cruzeiros do Porto de Leixões foi inaugurado em Julho de 2015, tendo o investimento global ultrapassado os 50 milhões de euros.

fonte