Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Lançamento do livro «Marinheiros da Esperança»

Decorreu na Casa da Balança, nas Instalações Centrais de Marinha, o lançamento do livro para crianças "Marinheiros da Esperança" que contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrelo e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro. Este livro, que retrata a “história da Marinha mais antiga do mundo”, tem a especial particularidade de ter sido ilustrado com os desenhos de crianças e jovens que se encontram internadas em Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde.

A ideia para a concretização deste projeto surgiu através da iniciativa dos voluntários Ana Maria Príncipe, Emília Dias da Costa, Francisco Espregueira Mendes e Miguel Marques que, inspirados nas comemorações dos 700 anos da criação formal da Marinha Portuguesa decidiram dedicar uma ação do projeto de voluntariado a que pertencem, inserida em programas pedagógicos para crianças que se encontram internadas em pediatrias, à construção deste livro para crianças que descreve de forma resumida os feitos notáveis praticados pela Marinha Portuguesa ao longo da história.

Durante o lançamento do livro, os voluntários e coordenadores desta iniciativa, que foram também eles os responsáveis pelo seu argumento e design, realizaram uma apresentação sobre o mesmo, destacando nos seus discursos o papel das crianças que entre os tratamentos realizaram esta atividade pedagógica que lhes permitiu atenuar a ansiedade do internamento, e oferecendo uma palavra de agradecimento todos os pediatras que estiveram presentes.

Nas palavras do voluntário, e também advogado, Francisco Espregueira Marques, foi revelado “que todos os direitos económicos que este livro eventualmente possa ter reverterão integralmente para os serviços de pediatria de todos os hospitais que integram o SNS português.
O discurso do Secretário de Estado da Defesa Nacional refletiu-se, à imagem do nome do livro “Marinheiros da Esperança”, no sentimento que todos os que estiveram envolvidos neste projeto pretenderam transmitir, referindo que “a esperança que as crianças traduzem nestes desenhos também é a esperança que acreditam que a Marinha Portuguesa ainda lhes pode trazer, porque a Marinha continua associada ao movimento que os Portugueses têm de conseguir, sempre, uma vida melhor”.

Neste evento estiveram também representados vários serviços de pediatria dos hospitais portugueses, que na pessoa dos respetivos pediatras de cada serviço, receberam um exemplar do livro, oferecido pelo grupo de voluntários.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB