Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolve atividades de cooperação militar com a Mauritânia

Durante a visita ao porto de Nouakchott, na Mauritânia, a fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolveu ações de treino e de cooperação com as Forças Armadas da Mauritânia, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres.

Com efeito, no âmbito da cooperação foram ministradas formações e desenvolvidos treinos nas áreas da proteção de um navio num porto, abordagem a navio suspeitos, mergulho de combate, marinharia – manobra de semirrígida e desembarque anfíbio. Neste ultimo, foi inclusive efetuado um treino prático conjunto de desembarque anfíbio, culminando com a chegada de ambas as forças a uma praia.
Simultaneamente, no âmbito protocolar foi recebido a bordo do navio o Cônsul Honorário de Portugal na Mauritânia e o Vice-Chefe do Estado Maior da Marinha da Mauritânia. O navio foi ainda visitado por 77 militares da marinha deste país, por forma a conhecerem a organização de bordo e as capacidades do navio.

Portugal e a Mauritânia são dois países que integram a iniciativa política de Defesa 5+5, diálogo que foi lançado em 1983 e tem como objetivo promover a cooperação entre os países ribeirinhos do Mediterrâneo Ocidental, nomeadamente a França, Itália, Portugal, Espanha e Malta e os países do Magreb, Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia. Esta iniciativa visa criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países em resposta aos desafios comuns na área da segurança e defesa.

A visita do NRP Álvares Cabral a este porto insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto que tem como principal objetivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar.

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB