Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Terminais de Lisboa brilham em mais um ano de «resultados excepcionais» da Yilport

A mais recente edição da “Yilport Holding Connection”, revista editada pelo braço portuário do Grupo Yildirim, tem vários terminais portuários portugueses em destaque – em especial no Porto de Lisboa.

Nesta última edição da revista, que analisa o último trimestre de 2017, um dos temas principais diz respeito aos resultados dos vários terminais portuários que a Yilport Holding tem em todo o mundo.

Terminais no Porto de Lisboa em destaque

Os terminais da Yilport Iberian registaram um aumento de 5,8% em 2017, com um total de 1.176.496 TEU manuseados entre os diversos terminais em Portugal e Espanha – Yilport Leixões, Yilport Liscont, Yilport Sotagus, Yilport Setúbal, Yilport Figueira da Foz, Yilport Ferrol e Yilport Huelva.

A revista da Yilport destaca ainda que o principal impulso destes resultados nos terminais ibéricos veio do Porto de Lisboa, onde o terminal Yilport Liscont movimentou 233.497 TEU – num crescimento de 25% face a 2016 – e o Yilport Sotagus manuseou 160.886 TEU – aumento de 37%! Aliás, o resultado da Liscont já tinha sido destaque entre os terminais com participação da Eurogate.

Yilport Leixões registou ligeira quebra no ano passado

Quanto ao terminal Yilport Leixões, o que mais carga movimenta na Península Ibérica dentro do universo Yilport, fechou 2017 com 625,542 TEU movimentados – valor ligeiramente abaixo aos quase 649 mil TEU de 2016.

Em tonelagem, os terminais ibéricos da Yilport movimentaram 2.906.371 toneladas em 2017.

«Mais um ano de resultados comerciais excepcionais»

No ano 2017, os vários terminais de contentores da Yilport em todo o mundo registaram um crescimento de movimentação na ordem dos 9%, quando comparado com o ano anterior – num total de 4,3 milhões de TEU manuseados.

Em destaque estiveram os terminais turcos, a casa do Grupo Yildirim. Nesse país, o Yilport Gebze movimentou 501.284 TEU, num aumento de 26% face a 2016. Já o Yilport Gemlik manuseou 479.019 TEU – num crescimento de 30%.

Também a crescer estiveram os terminais da Yilport na Noruega e na Suécia que, em conjunto, cresceram 13% face a 2016. Na América Latina, os terminais da Yilport cresceram 22,6%.

Quanto ao terminal Malta Freeport, no qual a Yilport tem uma participação de 50%, foram movimentados 1,75 milhões de TEU, valor 2% acima do registado em 2016.

Tudo junto, faz com que a Yilport seja já o 13.º maior operador de terminais portuários à escala global, uma tabela que o grupo turco espera continuar a escalar nos próximos anos.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB