Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IPMA concorre a MAR 2020 para financiar estudo sobre a sardinha

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou uma candidatura ao MAR 2020 para realizar um estudo científico sobre a sardinha, designado «Sardinha 2020», e que contará com uma contribuição de 1,5 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e de fonte pública.

O estudo será realizado por um grupo interdisciplinar do IPMA e terá um carácter inovador no plano das metodologias, acções e da análise de resultados, visando responder a questões relativas à dinâmica da espécie face aos desafios de factores como a pesca ou as alterações climáticas, entre outros.

De acordo com um documento do MAR 2020, o estudo “vai permitir perceber qual a influência do ambiente na produtividade, a taxa de mortalidade nas várias fases de desenvolvimento da espécie, analisar o seu crescimento e reprodução, distribuição espacial da sardinha, a actividade da pesca e avaliação dos stocks”.

O estudo irá igualmente “desenvolver um plano de gestão para a pesca do cerco para a melhoria da avaliação e recomendações para a gestão das principais espécies capturadas por esta arte de pesca”, o qual permitirá “considerar de forma integrada, as interacções biológicas entre as espécies pelágicas capturadas pela pescaria, interacções socio-económicas bem como as condicionantes tecnológicas da pescaria”.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB