Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo abre concurso de 1,6 milhões de euros para modernizar portos

O Ministério do Mar anunciou esta quinta-feira a abertura do concurso para a modernização dos centros de controlo de tráfego marítimo dos portos de Lisboa e de Setúbal, num valor de 1,6 milhões de euros.

Em comunicado, a tutela informa que o concurso público em causa, da responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, será lançado "ainda em janeiro", tendo como valores de referência 950 mil euros para Porto de Lisboa e 650 mil euros para o de Setúbal.

Em causa está a "atualização da infraestrutura informática a nível de 'hardware' e 'software' dedicados dos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo", numa aposta que "visa aumentar a eficiência e segurança da navegação marítima nas manobras e tráfego nos portos e assegurar a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo marítimo", explica o Ministério do Mar.

A intervenção incide sobre o VTS (vessel traffic system), um sistema de monitorização do tráfego marítimo que permite fazer o acompanhamento dos navios em todo o seu trajeto na área de jurisdição portuária, disponibilizando informação e funcionando como interface em situações de emergência.

fonte