Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

PORTO DE LISBOA CONTINUA DINÂMICO NO MERCADO DAS BANCAS

Como sinal do dinamismo do porto de Lisboa na atividade de bancas, destacamos a escala do navio “EXCELSIOR”, na primeira semana de 2018. Este navio tanque de gás liquefeito, que não terá passado despercebido pelas suas dimensões (93.719 GT | 227 m de comprimento | 43,5 m de boca) esteve em porto, apenas para uma operação de abastecimento de combustível – designada como bancas - , no fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática.

Este mercado das bancas, em que portos como Gibraltar e Las Palmas (Canárias) assumem a liderança, tem vindo a ser dinamizado no porto de Lisboa desde 2012, registando-se uma evolução bastante positiva, nomeadamente no que respeita à dimensão dos navios. A comprová-lo, a escala de 35 navios, com comprimento superior a 200 m que, durante o ano 2017, estiveram ancorados no fundeadouro central do Porto de Lisboa para este efeito.