Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AÇORES

Concluída cobertura das ajudas visuais à navegação marítima na ilha de São Miguel

A cobertura das ajudas visuais à navegação marítima na ilha de São Miguel, Açores, ficou concluída no dia 25, com a entrada em funcionamento do novo farolim do Pilar da Bretanha, anunciou a Capitania do Porto de Ponta Delgada.

"Na área de jurisdição da Capitania do Porto de Ponta Delgada, a rede de ajudas visuais à navegação marítima, implementada na orla marítima da ilha de São Miguel, passa assim a ser composta por quatro faróis e 32 farolins, numa extensão costeira de 213 quilómetros", adianta uma nota de imprensa.

À agência Lusa, o comandante, Cruz Martins, explicou que "em termos de estruturas de assinalamento marítimo existem faróis e estruturas mais pequenas designadas de farolim, cuja altura varia de acordo com a localização".

O farolim agora instalado na orla marítima junto à povoação do Pilar da Bretanha incrementa "a cobertura das ajudas visuais à navegação entre a Ponta da Ferraria e o morro de Capelas, esperando-se assim facilitar, sobretudo, a navegação noturna das comunidades marítimas dos portinhos dos Mosteiros e Capelas", acrescenta a nota.

"A instalação desta ajuda à navegação, em conjunto com os dois farolins instalados o ano passado, respetivamente nos Fenais da Ajuda e Feteiras, permite completar a cobertura da rede de assinalamento marítimo costeiro da ilha", informa ainda a capitania.

O farolim do Pilar da Bretanha tem um "alcance luminoso de seis milhas náuticas".

São Miguel é a maior ilha dos Açores, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima. Tem cerca de 745 quilómetros quadrados.