Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal comemora aniversário

O Porto de Setúbal comemorou, nos dias 19 e 20 de maio, o seu 81º Aniversário. As actividades tiveram início ainda na manhã de 19, no Jardim Luís da Fonseca, com uma foto conjunta dos colaboradores da APSS, ao que se seguiu um almoço de confraternização na cidade. No dia 20 de Maio decorreu o Dia Aberto do Porto de Setúbal, tendo sido proporcionadas visitas guiadas aos terminais, quer para os colaboradores da APSS, quer para a comunidade.

A contagem da idade foi iniciada com a colocação da última pedra das Grandes Obras do Porto de Setúbal, pelo então Presidente da República, General Carmona, a 20 de maio do ano de 1934. Data que sinaliza o arranque da era moderna do porto e que constituiu o embrião do que são, hoje, infraestruturas portuárias preparadas para as necessidades atuais e com grande capacidade para se expandir, fora dos limites da cidade.

Porto de Setúbal homenageia primeiro presidente

Ainda no dia 19 de maio, durante a tarde, decorreu, no Auditório do Edifício Sede da APSS, uma cerimónia de homenagem ao Eng.º Coelho da Mota, mentor da construção do Terminal Ro-Ro. A sessão foi presidida pelo Presidente do CA da APSS, Dr. Vítor Caldeirinha, acompanhado na mesa, pelo Administrador da APSS, Eng.º Seixas da Fonseca, e pelo Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, Eng.º Frederico Spranger, perante uma plateia onde estavam presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. André Martins, o Capitão do Porto de Setúbal, Cmdt Luis Jimenez, a Presidente do CA da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, Dra. Alexandra Mendonça, o homenageado, Eng.º Coelho da Mota, entre outros representantes de empresas e entidades ligadas à atividade marítima-portuária.

O Presidente da APSS fez uma resenha da história do Porto de Setúbal, relembrando a sua importância para as comunidades que, desde os tempos dos fenícios, se instalaram na região, culminando com o crescimento sustentado que o porto tem mantido nos últimos anos, que alicerça boas expetativas para o futuro, como porto ibérico exportador e disponível para servir a região de Lisboa.

No terminal procedeu-se ao descerramento de uma placa que associa o nome do homenageado ao terminal, que passará a designar-se Terminal Ro-Ro Coelho da Mota.

A cerimónia foi também a ocasião escolhida para a assinatura do contrato de Expansão do Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal entre a APSS e a empresa Construções Pragosa, SA. Trata-se de um projeto de importância nacional e integrado no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI).