Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto da Figueira da Foz quer aumentar competitividade

A nova administração do porto da Figueira da Foz quer aumentar a competitividade daquela infraestrutura portuária localizada na foz do rio Mondego e manter o crescimento na movimentação de carga registado no primeiro trimestre.

"Estamos contentes, porque o porto deu resposta a um movimento maior do que era habitual, tivemos condições, respondemos à altura e estamos aqui para responder mais", disse à agência Lusa Braga da Cruz (na foto), que preside à Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF).

Lembra, no entanto, que a nova administração iniciou funções em março, recusando "um mérito particular" à equipa que lidera nos resultados alcançados pelo porto comercial.

"Temos de dar o mérito a quem o tem, não estamos aqui para nos pormos em bicos de pés. O mérito é de uma comunidade portuária, das empresas que acreditam que o porto é uma alternativa válida e a ele recorrem, das empresas de estiva que aqui asseguram as operações e da administração portuária. Estão preparadas iniciativas no sentido de se aumentar a competitividade do Porto e vamos dar passos para aí", assegurou.

A estrutura portuária estabeleceu no primeiro trimestre de 2015 um novo recorde de movimentação de carga, atingindo mais de 524 mil toneladas, o que passou a constituir o melhor primeiro trimestre de sempre.

De acordo com informação revelada pela APFF em finais de abril, a movimentação de mercadorias (cargas e descargas) no primeiro trimestre deste ano aumentou 17,5 por cento (mais 78 mil toneladas) face a igual período de 2014 e 0,59 por cento (mais três mil toneladas) em relação ao primeiro trimestre de 2013, período que, até agora, detinha o anterior recorde.

"Um porto existe para servir os seus clientes, estamos num porto que tem uma especialização grande em tudo o que diz respeito à fileira florestal, da madeira ao papel, tem grandes clientes nessa área e é nessa matéria que o porto tem de oferecer soluções", advogou, lembrando que um dos desígnios de uma administração portuária passa pelo desenvolvimento de condições para aumentar a competitividade do transporte marítimo.