Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, 6 DE MAIO

MSC DIVINA estreia nos Açores

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quarta-feira a aguardada escala inaugural de um dos maiores navios de cruzeiro da galardoada frota da MSC Crociere, o MSC Divina. Esta estreia em portos açorianos está programada no itinerário transatlântico de 18 dias entre Miami e Barcelona, viagem essa que inclui visitas a Nova Iorque, King’s Wharf, Ponta Delgada, Lisboa e Cadiz. Com 3215 passageiros a bordo, tem chegada ao porto açoriano prevista para as 07:00 horas e só ao meio dia de quinta-feira é que o navio ruma a Lisboa, implicando, por isso, um overnight em Ponta Delgada.

Este moderno e inovador paquete, que é também uma das mais recentes aquisições da MSC Crociere, possui 139,072 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 3502 passageiros com 1230 tripulantes. Foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em St. Nazaire e entregue ao armador em junho de 2012, numa cerimónia onde esteve presente, como sempre, a conhecida atriz italiana Sophia Loren, madrinha dos navios de cruzeiro da MSC.

O navio disponibiliza 18 decks com 1751 cabines, maior parte das quais são exteriores com varanda ou com janela. Destacamos ainda os seus 333,3 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,4 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 23,75 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18/20 nós.

Seguindo o projeto da aclamada classe Fantasia, o MSC Divina foi o décimo terceiro navio a integrar a frota do armador italiano. Esta série de navios praticamente idênticos conta com quatro unidades, o MSC Fantasia, MSC Splendida, MSC Divina e MSC Preziosa, embora tenha existido uma nítida preocupação destes dois últimos navios transmitirem um glamour ainda mais requintado do que os dois primeiros
Este será, sem dúvida, o ponto alto de um dia que também ficará assinalado pela escala simultânea do Royal Clipper, o maior veleiro de cruzeiros do mundo.