Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, 22 DE ABRIL

«Regal Princess» estreia-se nos Açores

A estreia surpresa, hoje, do novíssimo e mediático Regal Princess nos Açores será, sem dúvida, uma das escalas mais badaladas deste ano, quer por se tratar da mais recente e inovadora jóia da coroa da conhecida Princess Cruises, quer por ter como “padrinhos de baptismo” os principais actores da famosa série dos anos 80, “ The Love Boat”.

O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, numa rota que previa efetuar visitas a Halifax, no Canadá, Cork, Le Havre, Rotterdam e Hamburg, até finalizar o cruzeiro na capital dinamarquesa. Contudo, a forte agitação marítima que se faz sentir entre o Canadá e a Irlanda aconselharam um reajustamento da rota mais para sul, comtemplando uma visita a Ponta Delgada.

Inaugurado em Maio do ano passado, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 turistas e 1346 tripulantes. O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores. Estão a realizar este cruzeiro 3257 passageiros, maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, que são aguardados pelas 07:05 horas de hoje e prevê-se que cá permaneçam até cerca das 18:00 horas do mesmo dia.

Este será, sem dúvida, o ponto alto de um dia que também ficará assinalado pela escala em simultâneo do Amsterdam, um dos navios almirante da frota da prestigiada Holland America Line.

A referida visita integra-se num world cruise de 114 dias, que se iniciou a 5 de janeiro em Ft. Lauderdale e deverá terminar na naquela cidade norte americana no último dia do corrente mês, depois de visitar cinco continentes e 45 cidades. Esta viagem de circunavegação levou os cerca de 900 passageiros que se encontram a bordo a locais tão variados como as Caraíbas, Canal do Panamá, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Singapura, Malásia, Índia, Emiratos Árabes Unidos, Egito, Turquia, Grécia, Itália, Espanha e Açores. Tem chegada prevista para as 06:30 horas de amanhã e deve zarpar, rumo a Ft. Lauderdale, pelas 17:00 horas de quinta feira, dia 23 de abril. Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o Amsterdam foi inaugurado em outubro de 2000. É o terceiro navio da operadora holandesa a assumir a designação das primeiras embarcações que navegaram para esta companhia no já longínquo ano de 1880. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o quase idêntico Rotterdam, navio-almirante da Holland America Line.

Com 237 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,5 metros de calado, possui 62,735 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1380 passageiros e 648 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores.