Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos da Madeira já têm 285 escalas previstas em 2016

As reservas de navios de cruzeiro nos portos da Madeira e do Porto Santo (residual) para o próximo ano já ascendem a 285, espalhados por todos os meses, embora com Abril, Novembro e Dezembro a manterem a predominância das escalas realizadas no arquipélago, sobretudo no Funchal.

Os dados recolhidos com base na informação disponibilizada pela APRAM - Administração dos Portos da Madeira, dão conta que 40,7% das escalas previstas para 2016 concentram-se nos três meses referidos, com Abril (45), Novembro (37) e Dezembro (34) a manterem o estatuto dos meses mais populares e procurados por parte das companhias de cruzeiro internacionais, embora Outubro esteja com um registo de reservas bem simpático (33). Ou seja, mais de metade das revervas (52,2%) concentram-se em apenas quatro meses do próximo ano.

Curiosamente, em relação ao ano que agora se iniciou, estes três principais meses, com 55 (Novembro), 53 (Abril) e 51 (Dezembro) escalas respectivamente, têm um peso ainda maior em relação a todas as escalas previstas (329), quase metade do total (48,3%). E se acrescentarmos o quarto melhor mês, no caso de 2015 deverá ser Março em detrimento de Abril em 2016, temos que as 36 escalas já agendadas representam juntamente com os outros três meses um total de 59,2%.

No entanto, é preciso referir que os números de 2016 ainda são muito provisórios, podendo ainda sofrer um aumento de escalas. Embora as companhias de cruzeiro definam com bastante antecedência os destinos de cruzeiros para poderem vender e colocar no mercado o mais rápido possível, o simples facto de 2016 já ter 285 revervas, o que em termos práticos é o mesmo número de escalas registadas no porto do Funchal (283) e do porto do Porto Santo (2) no ano passado.

O ano de 2014 foi mau, nesse contexto, uma vez que 2013 registara 286 escalas no Funchal e ainda 3 no Porto Santo, valores bem inferiores aos do melhor ano de sempre nesta matéria. Em 2012, tinham feito escala no Funchal 336 navios e o Porto Santo registara 3 escalas.

De frisar que o pouco concorrido e explorado porto da ilha de areia amarela, deverá ter duas escalas em 2016, o que significa que a esta distância temporal, pode-se afirmar que, no mínimo, e se não acontecerem cancelamentos e e contratempos de vária ordem, como é normal, os portos da Madeira deverão receber o mesmo número de escalas de navios de cruzeiro que o ano findo, embora ainda abaixo dos previstos para 2015.

fonte