Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2014

O melhor ano de sempre em navios de cruzeiro no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu em 2014 a escala de 78 navios de cruzeiro, mais 11 escalas que em 2013, fazendo deste, o melhor ano de sempre. Alguns navios visitaram Leixões pela primeira vez, como foi o caso do Aida Luna, o Adonia, o Louis Aura, o Horizon, o Costa Luminosa e o Mein Schiff 1. O destaque do ano vai para o novíssimo navio Mein Schiff 3 que escolheu Leixões como um dos portos a visitar na sua viagem inaugural. Duas novas companhias de cruzeiros iniciaram também operações em Leixões durante este ano, como foi o caso da Aida Cruises e da Tui Cruises.

Em 2014, passaram pelo novo Terminal de Cruzeiros de Matosinhos e pela Estação de Passageiros de Leça da Palmeira 64 440 passageiros, representando um crescimento de 39% face ao ano anterior e uma média de 826 passageiros por navio. A grande maioria destes passageiros são de origem Britanica (44%), seguido dos alemães (16%) e turistas oriundos dos E.U.A (15%). De referir o grande aumento sentido nos passageiros de nacionalidade Francesa e Italiana que, juntos, representaram no ano passado 8% do total, mais de 5 000 passageiros.

Em relação ao ano anterior, o crescimento mais significativo fez-se sentir nos navios de maior porte na medida em que, 15 dos navios tinham um comprimento superior a 250 metros, contra os apenas 8 navios em 2013. No último ano, 49% dos navios de cruzeiro que visitaram o Porto de Leixões tinham acima dos 200 metros de comprimento, ou seja, 37 navios. Este número é um novo máximo histórico, demonstrando que Leixões recebe cada vez mais navios de grande porte. Com isto, o comprimento médio dos navios também cresceu, passando dos 182 metros em 2013 para os 195 metros no último ano, significando um crescimento de 7%.

Desde a abertura do novo cais em Matosinhos, Leixões entrou definitivamente na rota dos mais prestigiados navios de cruzeiro, indo ao encontro da sua linha estratégica de afirmação no mercado de cruzeiros. Em 2014, o novo cais em Matosinhos recebeu a escala de 41 navios, o que significa um novo record, superando os 37 navios registados em 2012 e recebendo 49% mais passageiros do que no ano anterior.
Desde a sua abertura, o novo cais de Matosinhos já recebeu a visita de 126 navios de cruzeiro e mais de 170 000 passageiros.
As perspetivas para 2015 são ainda mais animadoras. No ano de abertura do edifício do Terminal de Cruzeiros, estão previstos cerca de 90 escalas de navios de cruzeiros e 125 000 visitas entre 83.000 passageiros e 42 000 tripulantes.