Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Relógio da Hora Legal no Cais do Sodré

Há cem anos, em 1914, entrou em funcionamento o primeiro relógio público da hora legal em Portugal, colocado, em conformidade com um plano elaborado pela “Comissão do Novo Signal Horário do Porto de Lisboa”, numa edificação contígua ao então edifício sede da Exploração do Porto de Lisboa, no Cais do Sodré.

Este mecanismo, fornecido por uma relojoaria alemã, tinha por principal função emitir a hora exata, não só para a cidade, mas principalmente para as embarcações que demandavam o porto de Lisboa. A sua marcha era sincronizada electromagneticamente, cada dois segundos, através de uma linha telegráfica ligada a um pêndulo astronómico existente no Observatório Astronómico da Ajuda, para que fosse assegurado o rigor da informação horária, e comandava à distância dois postes de sinalização colocados um na Junqueira e outro na Alfândega para a transmissão luminosa dos sinais horários à navegação.

Ao longo dos anos, este relógio foi registando várias anomalias e foi objeto de várias reparações, e, com o desenvolvimento tecnológico, foi substituído por outro mais moderno, estando, atualmente, ligado em rede aos servidores da Hora Legal (do Observatório Astronómico de Lisboa), através de um sistema NTP (Network Time Protocol). Já o centenário mecanismo original encontra-se em exposição na Gare Marítima da Rocha, sendo ocasionalmente cedido temporariamente a outras entidades para a realização de exposições.