Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APS inicia ciclo de formações nos Portos de Portimão e de Faro

No âmbito do processo de integração dos Portos de Faro e de Portimão com a gestão do Porto de Sines, a APS deu início ao ciclo de formação dos utilizadores internos e externos dos sistemas de informação que vão agilizar os procedimentos nos dois portos algarvios e, simultaneamente, harmonizá-los ao nível dos três portos sob gestão da APS.

Ao nível dos utilizadores externos, as ações de formação têm como alvo prioritário as comunidades portuárias, com especial destaques para os Agentes de Navegação / Despachantes, em estreita colaboração da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, e também as autoridades que participam no despacho dos navios e mercadorias, designadamente a Alfandega, SEF, Capitania e Sanidade. A JUPII – Janela Única Portuária é o sistema que suportará os atos declarativos e despachos referentes às escalas de navios, pelo que é sobre este sistema que a formação está de momento a incidir, seguindo-se futuramente os outros sistemas a disponibilizar.

Já ao nível dos utilizadores internos da Autoridade Portuária, para além da formação da JUPII nas diversas valências de competência da APS (controlo de tráfego, pilotagem, exploração, segurança, ambiente, entre outras), estão também a decorrer outras formações em diversas áreas e sistemas de gestão interna da APS, que são simultaneamente acompanhadas por uma melhoria significativa dos recursos informáticos e de comunicações disponíveis.