Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Autoridades do Algarve visitam Porto de Sines

No âmbito do processo de agregação dos portos comerciais de Faro e Portimão com a Administração do Porto de Sines, as várias autoridades que participam nos processos de navios e das mercadorias e passageiros movimentados nos dois portos algarvios visitaram o Porto de Sines.

Com vista à agilização dos procedimentos em suporte electrónico, de forma harmonizada nos três portos, o objetivo principal da visita visou a preparação do alargamento dos sistemas de informação operacionais que hoje estão em funcionamento em Sines, aos portos de Faro e Portimão, designadamente a Janela Única Portuária e o Cartão Único Portuário, levando em linha de conta algumas especificidades dos dois portos algarvios, nomeadamente geográficas.

Depois de uma apresentação sobre a estratégia de integração das tecnologias e sistemas de informação nos três portos, os representantes das autoridades Aduaneira, Marítima, Fronteira e da Sanidade nos dois portos algarvios, em conjunto com representantes das mesmas autoridades em Sines, tiveram oportunidade de visitar as salas de controlo onde os sistemas são operados, mantidos e desenvolvidos, com natural destaque para a JUPII e o CUP.

Um aspeto muito importante e que foi abordado durante a sessão está relacionado com os requisitos de segurança subjacentes ao funcionamento dos sistemas, essenciais à manutenção da certificação de segurança da informação sob o referencial ISO:27001, que se pretende também alargar aos portos de Faro e de Portimão.