Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MADEIRA

Portos já receberam mais de 7.2 milhões de turistas

A história do Porto do Funchal como destino de cruzeiros já tem várias décadas, mas a verdade é que os dados disponíveis só se reportam a 1976, ano em que estas ilhas passaram a ser uma região com autonomia política e administrativa. Desse modo, nestes cerca de 37 anos, sete meses e 10 dias de números referentes ao turismo de cruzeiros, há dois dados que se destacam: o número de navios que já fez escala no Funchal (mais tarde também acompanhado pelo Porto Santo) está perto de atingir a fasquia dos oito mil; e o número de passageiros (cruzeiristas) contabilizados já supera os sete milhões e 242 mil.

Os dados divulgados pela Direcção Regional de Estatística (DREM), com base na informação cedida pela Administração de Portos da Madeira, reportam-se, portanto, a Janeiro de 1976 até aos mais recentes, no caso directamente recolhidos da informação divulgada pela APRAM, ou seja a 8 de Agosto de 2014, dia em que escalou o Porto do Funchalo Braemar.

Entre essa altura e a actualidade, escalaram os portos da Madeira e do Porto Santo um total de 7.640 navios de cruzeiro. Ou seja, em 37 anos, sete meses e 10 dias, a que acrescerão mais 154 previstos até final do ano de 2014, além dos 332 agendados, sobretudo para o Funchal, para o próximo ano, pode-se claramente chegar no final de 2015 por um total de 7.854 navios de cruzeiro em escala. Significa isto que seriam precisos, sensivelmente cerca de meio ano de 2016 para se atingir o número redondo de oito mil escalas.

continue a ler aqui