Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ordem dos Engenheiros recebida no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 25 de junho, trinta e quatro membros da Ordem dos Engenheiros (OE), incluindo elementos da Comissão Executiva da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação, com o objetivo de conhecer a evolução dos projetos em curso e as perspetivas de desenvolvimento futuro, segundo as orientações estratégicas para o sector. Para a OE, a visita teve um interesse acrescido pelos importantes investimentos previstos para o Porto de Setúbal, que irão reforçar a capacidade das infraestruturas, a articulação com os outros modos de transporte, principalmente com a ferrovia, e com as áreas logísticas e industriais.

No Porto de Setúbal, estão previstos executar quatro investimentos, incluídos numa lista de 21 projetos prioritários a nível nacional: o projeto de melhoria das acessibilidades marítimas, em quarto lugar na lista, que vai permitir manter o porto na categoria de shortsea Panamax, recebendo navios de linha regular de média dimensão com 13 metros de calado em qualquer maré; a expansão do terrapleno do Terminal Roll-on Roll-off para mais 5 hectares, melhorando o serviço de importação e exportação de automóveis; a requalificação do acesso ferroviário do porto às Praias do Sado, incrementando a operacionalidade das composições; a ligação ferroviária ao Terminal Termitrena, introduzindo o movimento de cargas por ferrovia.

A comitiva foi recebida no Auditório do Edifício Sede da APSS pelo Administrador Eng.º Seixas da Fonseca, onde assistiram ao vídeo do Porto de Setúbal, seguido de uma apresentação do porto e dos seus projetos para o futuro. Seguiu-se um período de um debate e, no final, deslocaram-se aos terminais portuários.