Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Presidente da CM do Barreiro anuncia interesse de privado no novo terminal de contentores

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto (na foto), anunciou o interesse de uma empresa privada na construção de um novo terminal de contentores no concelho, referindo que o aumento da atividade portuária é essencial.

"O aumento da atividade portuária no concelho pode ser uma âncora essencial para o seu desenvolvimento, que terá que passar pelo território da Baía do Tejo", afirmou o autarca, durante a assinatura de um protocolo para a construção de duas novas rotundas no concelho.
Carlos Humberto disse que o novo terminal é um passo essencial para ajudar ao desenvolvimento económico também da região e do país.

"Uma empresa privada, que não posso revelar o nome, está interessada no novo terminal e já visitou mesmo o local, na nossa companhia, revelando que vai concorrer caso o projeto avance", salientou.

O autarca reafirmou que os estudos que estão a ser feitos para o incremento da atividade portuária apontam apenas para uma localização no Barreiro, mas aguarda por uma decisão do Governo.

"Existem questões que são ainda necessárias de ser analisadas, em relação aos acessos rodoviários e ferroviários ao futuro terminal, aos impactos no desenvolvimento económico, à sua inserção urbana e de questões técnicas do terminal", frisou.

Já Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo, empresa do universo Parpública que tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja, defendeu que o novo terminal pode motivar uma maior valorização do território.

"A localização do terminal de contentores no Barreiro seria muito importante. Iria trazer uma maior valorização do território e aumentava muito a procura, a nível nacional e internacional", defendeu.

A construção de um "novo terminal de contentores deep sea" no rio Tejo é uma das prioridades do relatório do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentando, nomeado pelo Governo.

O documento, conhecido em janeiro, define um total de 30 projetos prioritários para os próximos seis anos, num investimento global de 5.103,8 milhões de euros -- 18 estão ligados ao setor marítimo, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.

fonte