Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 25 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição de fotografia «Do Vasto e Belo Porto de Lisboa

O “Vasto e Belo Porto de Lisboa” viajou até à Ria de Aveiro, onde irá estar, no Museu Marítimo de Ílhavo, patente a exposição com este nome, até 25 de outubro de 2014. Trata-se de uma mostra constituída por uma seleção de imagens da coleção de fotografias antigas da APL – Administração do Porto de Lisboa, SA, que a APL, SA, restaurou e, agora em parceria com o Museu Marítimo de Ílhavo, expõe retratando a vida portuária de Lisboa nos primeiros quartéis do século XX.
São cerca de 75 fotografias, a preto e branco, selecionadas por entre as mais de 6000 que integram a coleção, e impressas a partir dos seus negativos em vidro.

As imagens, que motivaram também a edição de um livro com o mesmo nome (“Do Vasto e Belo Porto de Lisboa”, ed. APL, SA, e By the Book), dão a conhecer o Porto de Lisboa como um ponto fundamental de relacionamento interoceânico, um porto de escala, de partida e destino para todo o mundo ou simplesmente entre as duas margens do rio Tejo. Aí fazia-se comércio, sabiam-se notícias do que se passava além-mar e partia-se para iniciar uma vida melhor ou combater em terras estranhas.

O Museu Marítimo de Ílhavo é um notável museu municipal dedicado à temática marítima, incluindo, além do seu espaço museológico — com exposições permanentes e temporárias, como a “Do Vasto e Belo Porto de Lisboa” — e o Aquário de Bacalhaus, em edifício da autoria do gabinete de arquitetura ARX, dos Arqs. Nuno Mateus e José Mateus, o Navio-Museu Santo André.