Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa participa no projeto europeu de segurança SUPPORT

O projecto SUPPORT tem como objectivo melhorar a segurança nos portos europeus, tanto no controlo de acesso do lado mar como do lado terra. O Support visa também obter melhorias no fluxo de mercadorias, reduzindo a complexidade operacional e os custos nos portos. Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro e conta com um orçamento global de 14 milhões de euros.

Nas atividades que se virão a desenvolver em Lisboa e que incluem o controlo de acessos por lado mar serão demonstrados robots submarinos de controlo anti-intrusão e Sistemas de gestão de alertas e de análise de risco, que estarão disponíveis proximamente. Pretende-se com estes sistemas incrementar a capacidade do porto em gerir os riscos e ameaças associados às operações.

Já no controlo de acessos por lado terra a APL encontra-se a desenvolver, com os stakeholders do porto, o desenho de um novo modelo de portaria que visa aumentar a fluidez e o controlo das mercadorias que passam pelo porto, com a articulação entre os modos marítimos, rodo e fluviais e no suporte ao planeamento nos terminais.

Leia aqui noticia sobre o projeto, publicada recentemente na revista Port Technology


Adicionalmente, o projeto tem permitido ao Porto de Lisboa partilhar know-how e tecnologia com uma rede de mais de 20 parceiros envolvidos, que incluem, entre outros:
• Europhar – Associação que envolve os portos de Valência, Gotemburgo e Genova
• Porto de Gotemburgo
• Porto de Piraeus
• Administração Marítima da Letónia
• Agência de Defesa da Suécia
• Securitas
• Stena Lines

O projeto conta ainda com o envolvimento da MARLO Portugal, que coordena as ações de demonstração nos diversos países envolvidos.
Haverá novas noticias no próximo mês de Maio sobre a demonstração final deste projeto que ocorrerá em Lisboa.