Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Navio de cruzeiros «Fram» em Ponta Delgada

Esta segunda-feira, dia 7 de abril, assinala-se mais um importante momento na crescente dinâmica que o turismo de cruzeiros tem vindo a conhecer nos Açores. A estreia absoluta do operador norueguês Hurtigruten é sinónimo que os esforços realizados em prol da promoção de portos e do destino têm sido apostas de sucesso.

Acrescente-se que esta escala inaugural do navio Fram não é uma escala isolada, uma vez que o itinerário que está a realizar contempla ainda mais duas visitas no arquipélago: Pico, no dia 8 e Angra do Heroísmo, no dia 9. A tipologia de expedição que os noruegueses imprimem neste tipo de viagens é claramente adequada à realidade açoriana, o que pode significar que este operador tenha nos Açores uma referência para futuras escalas.A opção da Hurtigruten pelo nosso arquipélago concretiza-se num cruzeiro de 11 noites, denominado The Best of South West, durante o qual os passageiros terão oportunidade de visitar as Canárias, Madeira e Açores. Com cerca de 200 passageiros a bordo, na sua maioria alemães e noruegueses, o Fram é aguardado em Ponta Delgada pelas 13h00, estimando-se que largue amarras pelas 20h00 horas, rumo à ilha do Pico, onde tem previsto ancorar pelas 08:00 horas do dia seguinte. No dia 9 de abril é aguardado no porto de Pipas para uma vista à ilha lilás. No mesmo dia, resume viagem até Lisboa onde finda este itinerário.

Depois da estreia do norueguês Fram, Ponta Delgada recebe, no dia 8 de abril, o mega-iate de cruzeiros Le Ponant, da operadora francesa Compagnie du Ponant. O Le Ponant realiza uma escala não programada e a mesma integra-se num cruzeiro transatlântico entre Martinique e Lisboa. Prevê-se a chegada ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar pelas 14h00 horas e estima-se que aqui permaneça até às 20h00, altura em que retomará a viagem com destino à capital portuguesa. Inaugurado em 1991, este mega-iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior.