Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa recebe grupo de alunos do Instituto Superior Técnico

No âmbito das III Jornadas de Engenharia Civil, o Porto de Lisboa recebeu no dia 21 de Março, na Torre VTS em Algés, um grupo de alunos do Mestrado de Transportes e Vias de Comunicação do Instituto Superior Técnico. Ao grupo foi feita uma apresentação geral do porto, abordando a sua multifuncionalidade, características, acessibilidades e logística, linhas regulares, tecnologias de informação, operacionalidade e segurança.

Em seguida o grupo visitou a sala de controlo de VTS (Vessel Traffic System) onde foi possível observar a monitorização e comunicações de entrada e saída de algumas embarcações. Nesta visita destaca-se ainda a apresentação da plataforma informática DS-PLAN – que suporta todo o planeamento e acostagem de navios no Porto de Lisboa – e a JUP II (Janela Única Portuária II), plataforma digital comum para as diversas entidades e autoridades intervenientes nas operações e serviços de apoio a navios, mercadorias e passageiros.

A Administração do Porto de Lisboa promove e incentiva estas visitas na certeza de que contribuem para um melhor conhecimento da realidade portuária, fator determinante no desenvolvimento da economia nacional.