Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Assunção Cristas quer juntar fundos europeus para investir no mar

Ponto de partida são os 400 milhões de euros do FEAMP, mas ministra da Agricultura e do Mar quer juntar a estes as verbas provenientes dos fundos da Coesão, do Desenvolvimento Territorial, da Competitividade. E as candidaturas directas de universidades e empresas.

O objectivo é colocar o mar no mapa dos portugueses, dos investidores estrangeiros e dos fundos europeus. Foi por isso que Cavaco Silva recebeu ontem o primeiro dos 100 mil mapas que o Governo vai distribuir por todas as salas de aula do país, do primeiro ao 12º ano.

A nova carta é muito diferente das que os alunos portugueses se habituaram a ver, com a imagem do rectângulo de terra continental mais os “dois quadrados” correspondentes às regiões dos Açores e Madeira. A partir de agora, o mapa representará – nas palavras do Presidente da República – “este Portugal azul” onde – como frisou a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas – "97% é mar".

Depois de receber Assunção Cristas e o ministro da Educação, Nuno Crato, o Presidente da República, prometeu colocar o mapa num sítio visível no Palácio de Belém. Para que quem por ali passe perceba a “verdadeira dimensão de Portugal”.

O novo retrato de Portugal é mais um passo na Estratégia Nacional para o Mar. E, para além de potenciar a “identidade marítima” dos portugueses, pretende-se, segundo afirmou Assunção Cristas ao PÚBLICO, lembrar que “este Portugal-Mar tem enormes potencialidades".

Depois de construídos os primeiros dois “pilares” da política para o mar – aprovação da Estratégia Nacional e aprovação da lei de bases do ordenamento e gestão marítima –, Assunção Cristas vira agora as suas atenções para o terceiro: o pilar financeiro.

A ministra quer “juntar os fundos europeus do Mar, da Coesão, do Desenvolvimento Territorial, da Competitividade” para “alavancar o investimento” em Portugal. “O regulamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP) ficou fechado há três semanas. Vai ter uma alocação maior, na ordem dos 400 milhões de euros [até 2020], mas a nossa ideia é fazer crescê-lo com outros fundos e com a participação de entidades e empresas”, afirma a ministra ao PÚBLICO.

continue a ler aqui