Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2014 será um ano de crescimento para os Cruzeiros em Leixões

O ano 2013 fechou com 67 escalas navios de passageiros, o que correspondeu a 46.620 passageiros e 24.000 tripulantes a passar pelo Porto de Leixões.

O decréscimo que se verificou quando comparado com o excepcional ano de 2012, ficou a dever-se, fundamentalmente, à recepção de navios de menor dimensão. Em 2012 a dimensão média dos 70 navios de cruzeiros que escalaram o porto de Leixões foi de 202m e 44.800 GT, enquanto que em 2013 estes valores baixaram para 182m e 30.730 GT (-31%). Assim, apesar do decréscimo no número de navios não ter sido significativo, 4%, a descida foi mais significativa no volume de passageiros, na ordem dos 38%, ao passar de 75.613 passageiros em 2012, para 46.620 passageiros, em 2013.

A baixa no movimento de cruzeiros em Leixões, neste ano, acompanha a tendência de baixa generalizada dos Cruzeiros em Portugal e Espanha.

A acrescer a esta tendência, o ano 2013 foi marcado, no Porto de Leixões, pelos trabalhos de construção do novo edifício do Terminal de Cruzeiros, no Molhe Sul, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2014.

Escalaram pela primeira vez o porto de Leixões, os navios Costa Pacífica da Costa Crociere, o Europa 2 da Hapag Lloyd, o Club Med da Club Mèditerranée, o Le Soleal, da Compagnie des Iles du Ponant, em viagem inaugural e o Celebrity Infinity, da Celebrity Cruises.
Apesar deste decrescimo, o ano 2013 inscreve-se na curva de crescimento que tem vindo a ser registado desde a abertura do novo cais, e orientado para a consolidação do movimento de cruzeiros em Leixões.

Em 2014, ano em que a nova estação de passageiros de cruzeiros entrará em funcionamento, as previsões apontam para um novo período de crescimento. Prevê-se a escala de 90 navios de Cruzeiro, no porto de Leixões, o que representará mais de 82 mil passageiros e de 40 mil tripulantes.

Novas Companhias de cruzeiros e novos navios iniciarão operações em Leixões. Prevemos receber, pela primeira vez no porto de Leixões duas importantes companhias, a Aida Cruises e a Tui Cruises. Ambas a operar no mercado alemão. Outras companhias irão aumentar significativamente as suas escalas. A Costa Crociere passa da escala única anual para 5 escalas em 2014, a P&O aumenta para 7 escalas quando no ano anterior apenas registou 3, a Oceana e a Hollanda America Lines aumentam de 3 para 4 escalas. A Empresa Portuguesa Portuscale Cruises, empresa que iniciou atividade em 2013 com a compra e reconstrução de quatro navios de cruzeiros, dos quais se destaca o emblemático FUNCHAL, escalou uma vez Leixões, no inicio da sua atividade e tem 8 escalas previstas no próximo ano.

Os navios que farão as suas escalas inaugurais em Leixões são o Aida Luna, a 1 de Abril, o Mistral, recentemente adquirido à Iberocruceros pela Costa Crociere, a 10 de Maio, o Horizon, da Pulmantur, a 2 de Junho, O Mein Schiff3, da Tui Cruises, em viagem inaugural, passará por Leixões a 18 de junho, o Mein Schiff1 a 27 de setembro.

A grande concentração de escalas deverá ocorrer em Maio (20 navios) e em Setembro (23 navios). Dos navios previstos, 41 terão dimensão acima dos 200m e, destes 13 terão mais de 250m. Estão previstas 45 escalas na Doca 1 Norte em Leça da Palmeira e outras 45 no novo Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.

No Ano 2014, prevê-se que o mercado de cruzeiros responda positivamente à estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros.”