Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estivadores vão prolongar greve

A greve dos estivadores, que começa a 27 de Janeiro, foi prolongada até 10 de Fevereiro, anunciou o sindicato do sector.

Os trabalhadores vão parar totalmente no primeiro turno das 8h00 às 17h00, entre 3 e 10 Fevereiro. No dia 4 Fevereiro, param também duas horas em Setúbal e duas horas na Figueira da Foz, no âmbito de um protesto europeu, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, António Mariano.

O Sindicato já tinha marcado no Porto de Lisboa uma paralisação, entre 27 de Janeiro e 3 de Fevereiro, "se forem introduzidos trabalhadores estranhos" ao serviço.

Os estivadores protestam contra o recurso a novos trabalhadores, que o sindicato considera que põe em causa os actuais estivadores, sobretudo depois de 47 terem sido despedidos em 2013.

No pré-aviso de greve, o sindicato advoga que as empresas de trabalho portuário estão a "habilitar profissionalmente outra mão-de-obra desnecessária ao sector", para substituir os actuais trabalhadores portuários por outros a contratar com condições laborais inferiores.

As três associações de operadores portuários já enviaram uma carta aberta ao Sindicato dos Estivadores. Mostram-se indignados com os pré-avisos de greve e surpreendidos com o facto de estes surgirem "em pleno decurso do processo negocial de revisão do contrato colectivo de trabalho, que se desenvolvia com toda a normalidade".

Os operadores dizem ainda que estas greves pretendem "defender o interesse de apenas alguns" e põem em causa "milhares de postos de trabalho". "Parece-nos de uma enorme irresponsabilidade que, estando próximos de um acordo sobre matérias fundamentais e prontos para a admissão, tenha essa direcção sindical decidido dinamitar novamente esse entendimento", referiram a A-ETPL - Associação--Empresa de Trabalho Portuário (ETP) Lisboa, a AOP - Associação Marítima e Portuária e a AOPL - Associação de Operadores do Porto de Lisboa.

Por fim, os operadores apelam à colaboração do sindicato para um "processo de diálogo social", reivindicando um "processo negocial de boa-fé com o firme propósito de resolver o que falta estabilizar".

fonte

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS