Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos movimentaram mais 15,2% no mês de Outubro

O Ministério da Economia avançou esta terça-feira com os números da movimentação nos sete principais portos do continente (Sines, Setúbal, Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões e Viana do Castelo), que mostram um crescimento de 15,2% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.

No comunicado do Ministério da Economia, que cita o relatório mensal do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), é referido que "a evolução da movimentação portuária no mês de outubro foi marcada por uma forte subida dos contentores em 27,1% e um elevado crescimento das cargas embarcadas em 33,2%, em termos homólogos".

No mês em questão, o porto de Setúbal registou uma subida da carga total de 34,1% e um crescimento do movimento dos contentores de 43,4%. Em Lisboa registou-se um aumento da carga total de 32,7% e um crescimento do movimento de contentores em 65,4%. No porto de Sines houve um acréscimo do movimento global de 19,4% e uma subida dos contentores de 43,0%. Na Figueira da Foz o movimento global cresceu 14,0%. Em Viana do Castelo assistiu-se a uma subida na ordem dos 1,2%.

Ainda no comunicado, o Ministério salienta que o mês de outubro "detém os melhores indicadores desde o ano 2000" em termos de carga movimentada, movimento de contentores e número de navios que escalaram os sete portos do continente e que, desde 2008, que os movimentos das mercadorias e dos contentores "têm apresentado um padrão de crescimento constante".

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, refere no mesmo documento que os dados representam "mais um excelente indicador da evolução das exportações nacionais" e refletem "o papel que os portos têm nesse crescimento", defendendo a necessidade de serem criadas "todas as condições" para que o setor "seja ainda mais competitivo no contexto nacional e internacional".

fonte

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS