Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navios de maior porte estimulam procura de armazéns próximos de portos na Europa

O crescimento no comércio global está a contribuir para um aumento da procura de armazéns e imobiliário de logística junto aos portos marítimos na Europa. A conclusão é de um relatório da Jones Lang LaSalle que revela também que este fenómeno se deve à mudança dos padrões de comércio marítimo.

O fluxo global de contentores marítimos aumentou de 90 milhões TEU em 1990, para 590 milhões em 2012, um crescimento de 550%. Por sua vez, o fluxo de contentores nos portos europeus deverá aumentar de 95 milhões TEU em 2012, para 150 milhões TEU até 2030, um crescimento de 50%.

Este aumento da atividade dos contentores de transporte marítimo deverá exigir mais 20 a 30 milhões de metros quadrados de instalações para distribuição até 2030, um aumento substancial de 40 a 60% face aos espaços de armazenagem existentes atualmente nas regiões que acolhem esses portos, as quais registaram um fluxo anual de cerca de 500 000 TEU em 2012.

A dimensão dos navios porta-contentores continua a evoluir, estando atualmente em serviço navios com capacidade de 18 000 TEU. Estes navios de maior dimensão canalizarão o grosso das cargas para um número restrito de portos de referência, uma vez que apenas 20 Portos marítimos na Europa oferecem atualmente as acessibilidades náuticas necessárias e a capacidade de descarga que esses navios exigem, conclui o estudo.

Alexandra Tornow, Research de Industrial & Logística, EMEA, da Jones Lang LaSalle, sublinha que “há uma competitividade cada vez maior entre os portos marítimos para atrair ou reter as empresas de navios ou os proprietários das cargas. Cada vez mais, a vantagem competitiva dos Portos é definida pelo acesso a navios de maior dimensão a par de uma conectividade multimodal com terra mais eficiente, permitindo uma armazenagem e distribuição da carga mais eficientes, além de um crescimento económico nas zonas diretamente ligadas aos portos”.

FONTE

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS