Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SETÚBAL PROMOVE CONFERÊNCIA NO DIA 26

«Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível»

A Comunidade Portuária de Setúbal organiza, a 26 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “Porto de Setúbal, a solução ibérica disponível”, a qual pretende dar a conhecer, promover e maximizar as potencialidades do porto de Setúbal, para uma maior afirmação desta infraestrutura no sistema portuário nacional.

O evento terá lugar no Novotel, em Setúbal, e pretende demonstrar que o porto sadino é a solução mais adequada, numa lógica de racionalização de investimentos e de maximização das capacidades instaladas, aproveitando o facto de estar inserido numa região logística de excelência, a nível ibérico.

A conferência vai contar com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, a quem cabe encerrar os trabalhos. A abertura conta com o Presidente da CPS, Frederico Spranger e o Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Vitor Caldeirinha.

Na sessão da manhã, vai ser apresentado um estudo relativo ao Porto de Setúbal, da autoria de José Crespo Carvalho, Professor Catedrático do ISCTE, “Um Contributo para (Re)pensar o Sistema Portuário Nacional”. Esta é a análise que serve de ponto de partida para um debate moderado pelo subdiretor de informação da SIC, José Gomes Ferreira, onde também participa o professor do ISEG-UTL, Augusto Mateus.

À tarde, o tema é a “Reindustrialização e Logística na Região de Setúbal”. A moderação fica a cargo do diretor do Diário Económico, António Costa, com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do Presidente da CIP, António Saraiva e um administrador da AICEP. As conclusões da conferência serão apresentadas por Eduardo Catroga, Chairman do Grupo Sapec.

Dado importante, que vai servir de pano de fundo a esta conferência, é que o impacto socioeconómico do porto de Setúbal na economia nacional representa um volume total de negócios de 10,7 mil milhões de euros e gera cerca de 33 mil postos de trabalho. Para já, o porto de Setúbal movimenta 7 milhões de toneladas anuais de mercadorias e é líder nacional na carga fracionada, na exportação de automóveis e também está na frente no escoamento por ferrovia, com 25 comboios de mercadoria por dia.

fonte