Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cruzeiros em maré alta no Porto de Lisboa

A actividade de cruzeiros no porto de Lisboa registou, nos primeiros 9 meses do ano, 244 escalas de cruzeiro, o que representa um crescimento de 16% face às 211 contabilizadas no período homólogo em 2012.

O aumento do número de escalas foi impulsionado quer pelo crescimento de 50% das escalas em turnaround, que passaram de 32 para 48, quer pelo incremento de 173% das escalas em interporting, que perfizeram um total de 30 contra as 11 registadas de janeiro a setembro 2012. Este crescimento é impulsionado pelo aumento deste tipo operação efetuada pelos operadores MSC Cruises e Costa Cruises, os principais a realizarem escalas de interporting no porto de Lisboa.

No que diz respeito aos passageiros, o porto de Lisboa registou um crescimento de 8% ao receber 374 216 turistas contra os 345 238 contabilizados de janeiro a setembro de 2012. Este crescimento deveu-se, quer ao aumento de 8% dos passageiros em trânsito – 340 706, quer ao incremento de 9% dos passageiros em turnaround – 33 510.

Os meses de janeiro a setembro ficaram, ainda, marcados, pelos 14 navios de cruzeiro que escalaram o porto de Lisboa pela primeira vez, dos 16 previstos para o ano de 2013, dos quais se destacaram o MSC Preziosa, o Europa 2, o Royal Princess e o Le Soléal em viagem inaugural.
Para o último trimestre o porto de Lisboa prevê receber mais de 116 escalas e mais de 191 mil passageiros, e que o mês de novembro seja o melhor de sempre ao registar o maior número de escalas e de passageiros naquele mês, ou seja, 46 escalas e mais de 65 mil passageiros.

Assim, e caso as previsões de confirmem, a atividade dos cruzeiros no porto de Lisboa registará, em 2013, um crescimento de 15% ao nível das escalas, e de 8% ao nível dos passageiros, prevendo-se, assim, um total de 360 escalas e de 565 mil passageiros, o que ao verificar-se significará novos recordes para o porto de Lisboa, ao nível das escalas e dos passageiros.