Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Clusters Marítimos europeus pressionam Comissão Europeia a elaborar estudo que credibilize o sector

A reunião anual dos clusters marítimos europeus, que se realizou na sede do FEEM, em Lisboa, destinou-se, exclusivamente, às direcções dos clusters marítimos europeus de âmbito nacional e teve como ponto principal na agenda a apresentação dos últimos desenvolvimentos dos seus sectores marítimos nacionais.

Cada cluster nacional forneceu uma visão geral sobre as actividades desenvolvidas pelas suas organizações no ano passado sendo que a presidência franco-luxemburguesa fez um ponto de situação das decisões tomadas em Schengen, na reunião anual da ENMC de 2012.
Um dos principais objectivos da ENMC consiste em obterem-se dados fiáveis sobre o sector marítimo na Europa, um trabalho que é imprescindível e que deve ser conduzido pela Comissão Europeia, em parceria com a ENMC. De acordo com o presidente da ENMC, Francis Vallat, "Este estudo deve mostrar o peso real do sector marítimo europeu e ser o ponto de partida de todas as acções credíveis. Na verdade, a Comissão Europeia baseia-se em estimativas e, muitas vezes, em dados pouco precisos aquando da elaboração de novas políticas. Até mesmo os números utilizados para apoiar o excelente conceito de "Crescimento azul" em Limassol não eram totalmente fiáveis.”

Em 2013, o ENMC começou a pressionar a Comissão Europeia e deu os primeiros passos para a realização desta pesquisa. Por exemplo, o ENMC obteve alguns fundos para esse fim e começou, no ano passado, a obter o volume de negócios e dados de emprego de cada cluster nacional. Vallat acrescentou: " Contactei vários representantes da Comissão Europeia e exerci pressão a favor desta pesquisa. Propus também um prazo razoável, tendo em conta a renovação da Comissão em 2014. Embora a Comissão Europeia tenha mostrado grande interesse nele, o ENMC não obteve nenhum compromisso, uma vez que a elaboração deste estudo requer um longo período de tempo (provavelmente 2 ou 3 anos) e um valor razoável de financiamento!".

Os membros da rede de clusters marítimos europeus discutiram o plano de actividades para 2014 e trocaram pontos de vista com a representante da Comissão Europeia. Vários Membros comprometeram-se a participar na próxima edição do Euromaritime em 2015 que será a primeira edição com o patrocínio ENMC.

A próxima reunião do ENMC terá lugar em Sófia nos dias 25 e 26 de Setembro de 2014.