Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Faro cresce pelo quinto semestre consecutivo

O Porto de Faro continua a bater recordes em movimentação de carga e a ser um dos pilares exportadores da economia regional do Algarve.

No 1.º semestre de 2013, o Porto de Faro cresceu 25% em comparação com o período homólogo do ano anterior, tendo sido movimentadas 195.067 toneladas de carga.

Os principais produtos movimentados foram os Cimentos e o Ferro e Aço, exportados para o norte de África e Cabo Verde, bem como o Atum, proveniente das armações offshore existentes ao largo do Algarve e transportado para o Extremo Oriente, nomeadamente para o Japão.

O crescimento registado mantém-se em consonância com as previsões que os Portos do Algarve tinham para 2013 relativamente ao Porto de Faro, e que decorrem de um trabalho regular de proximidade que tem vindo a ser realizado com os operadores portuários e empresas de exportação.

Ao afirma-se como uma alavanca de desenvolvimento regional, pelo reforço das exportações e pelo aprofundamento das relações com o norte de África e as Ilhas Atlânticas, o Porto de Faro aguarda pelos investimentos que conduzirão a um incremento da capacidade de resposta e melhoria da competitividade portuária do Algarve, nomeadamente a ampliação dos cais; ampliação dos terraplenos de parqueamento de cargas e beneficiação do pavimento; realização de dragagem de manutenção da barra, canal de acesso e bacia de manobra; ligação do ramal ferroviário ao porto; melhoria do equipamento de movimentação de cargas, gruas e pórticos; beneficiação das áreas de armazenagem coberta, instalações e equipamentos portuários; e criação de uma Zona de Atividades Logísticas, na área do porto.


 

















Artigos relacionados:

  • Porto de Faro cresce 50% no primeiro trimestre de 2013
  • Faro quadruplicou, em 2012, o movimento de carga face a 2011
  • Movimento de carga no Porto de Faro cresceu 150% no primeiro semestre
  • Porto de Faro cresce 1500% no primeiro trimestre de 2012
  • Porto de Faro regista aumento nas exportações
  • Exercício de Combate à Poluição no Porto de Faro
  • Movimento de navios no Porto de Faro
  • Iates de luxo vão ter casa de Inverno no porto de Faro
  • Porto de Faro reforça capacidade exportadora do Algarve
  • Maior carregamento do ano de alfarroba triturada
  • Tráfego anual no Porto de Faro vai quadruplicar