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Notícias

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJECTO LOGÍSTICA CENCYL, EM SALAMANCA

Eixo E-80 tem grande potencial económico

Decorreu esta sexta-feira, em Salamanca, o seminário de encerramento do Projecto Logística Cencyl, projecto de cooperação transfronteiriço entre a Região Centro de Portugal e a Região de Castela e Leão (Espanha), que tem como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

Ponto alto do seminário, a apresentação do relatório final do projecto Logística Cencyl que demonstra o grande potencial económico do corredor europeu n.º 7, Lisboa-Estrasburgo. Este evidencia a importância da melhoria das infra-estruturas ferroviárias e multimodais do corredor (Eixo-E-80) e o seu potencial de crescimento.

A demonstrar um caso de sucesso da ferrovia em Portugal, esteve a apresentação pela CP Carga do recente serviço intermodal (ferro-marítimo) no Porto de Aveiro, demonstrando o crescimento exponencial, desde 2009, da carga transportada por ferrovia (com uma actual quota modal de 15%) e o seu impacto positivo no movimento total das do porto mercadorias (taxa de crescimento de 22%).

Da análise técnica, constata-se que pelo Corredor E-80, no eixo Região Centro de Portugal-Castela e Leão, o tráfego internacional de mercadorias atinge os 21 milhões de toneladas, sendo que apenas 800 mil (3,8%) circulam por ferrovia.

Tendo em conta as origens-destino do tráfego e o tipo de mercadorias transportadas, estima-se que, num cenário moderado, 3,1 milhões de toneladas terão potencial para serem transferidos da rede rodoviária para a rede ferroviária.

Recorde-se que em Outubro de 2011, a UE redefiniu os principais corredores de mercadorias do território europeu (Rede Transeuropeia de Transportes), tendo reafirmado o seu interesse em promover o transporte ferroviário de mercadorias.

A reafirmar a importância estratégica deste corredor, ressalta-se uma das conclusões da cimeira ibérica realizada a 13 de Maio do corrente ano, em que os governos português e espanhol manifestaram explicitamente o seu compromisso para impulsionarem o eixo Porto-Aveiro-Salamanca, considerando-o prioritário no conjunto dos corredores ibéricos para o transporte ferroviário de mercadorias.
 

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