Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IPLeiria lança primeira pedra do edifício CETEMARES

O IPLeiria lançou este domingo a primeira pedra da infraestrutura científica e tecnológica CETEMARES, situada no Porto de Pesca de Peniche.

A cerimónia inseriu-se nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, sendo antecedida pelo seminário “A excelência do mar de Peniche nos recursos humanos e na investigação”, que decorreu no edifício cultural da Câmara Municipal de Peniche; aqui foi apresentado o CETEMARES, sob o mote “O futuro quase presente – da investigação & desenvolvimento à divulgação do conhecimento marítimo”.

O CETEMARES será a sede do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), atualmente localizado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). Trata-se de um centro de investigação e desenvolvimento, formação e divulgação do conhecimento marítimo social, destinado ao desenvolvimento das atividades de investigação em recursos marinhos e de formação e divulgação no âmbito da aquacultura, biotecnologia marinha, pescas, tecnologia alimentar, turismo da natureza, e biologia e ecologia marinhas.

«O CETEMARES assumirá um carácter inovador e singular, no contexto das zonas portuárias nacionais», defende Nuno Mangas. «A importância estratégica do Porto de Pesca de Peniche, que é um dos mais importantes a nível nacional, em termos de valor de pescado descarregado em lota, que detém as melhores estruturas portuárias da costa Oeste e alberga uma das maiores comunidades piscatórias, justifica a existência de uma infraestrutura de cariz científico e tecnológico e de apoio às atividades económicas da fileira da pesca», acrescenta. «Trata-se de um projeto estruturante do IPLeiria, considerando a sua forte aposta na investigação científica de suporte à formação e à investigação aplicada, áreas em que a ESTM se tem vindo a impor, destacando-se as áreas da exploração sustentada dos recursos marinhos», conclui o responsável.

A infraestrutura científica será relevante para o desenvolvimento, no IPLeiria, da área das ciências do mar, e contribuirá para o aumento da sua atratividade. Além de ser um centro de I&D e I&DT, o CETEMARES pretende ser um centro de apoio à formação e divulgação do conhecimento marítimo, e um espaço de apoio às atividades de formação associadas da ESTM. As suas atividades privilegiarão as parcerias, desenvolvendo investigação aplicada para responder a problemas concretos do tecido empresarial e industrial da região, autarquias, entre outros. O edifício representa um investimento total de 2.985.672,27 euros, suportado com fundos do QREN, no âmbito do Programa Mais Centro (edificação e equipamento). O GIRM é uma unidade de investigação da IPLeiria, que está registada na FCT, e que tem os Recursos Marinhos e a Biotecnologia Marinha como linhas de investigação principais, tendo como missão a criação, o desenvolvimento e a aplicação do conhecimento associado aos recursos marinhos, de forma a promover a inovação na sua utilização e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos.