Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

JUP II no porto de Lisboa

No dia 20 de Maio às 7.00 horas o Porto de Lisboa passou a dispor da nova Janela Única Portuária. A JUP II representa mais um passo fundamental no processo de competitividade do porto de Lisboa, ao integrar todo o processo de despacho de navios e mercadorias, com procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os agentes económicos públicos e privados numa única plataforma informática, e introduz uma nova dinâmica, flexibilidade e mobilidade à atividade portuária já que pode agora ser acedida a partir de qualquer equipamento que possua navegador de internet, nomeadamente “smartphones” e “tablets”.

Nos 2 primeiros dias foram criadas 42 escalas e registaram-se um total de 3636 acessos à aplicação efetuadas por 206 utilizadores distintos. Quatro escalas já efetuaram todo o ciclo do navio, isto é, desde o aviso de chegada até aos despacho de largada dado pela capitania.

A entrada em funcionamento da nova plataforma foi antecedida de um período de formação, que decorreu entre 9 de abril e 14 de maio, e abarcou um universo de 276 formandos entre agentes de navegação, entidades oficiais (Alfândega, SEF, Sanidade, Capitania e Polícia Marítima), oficiais de proteção de instalações portuárias e empresas de reboques, amarração e recolha de resíduos.

A implementação da nova plataforma não implicou qualquer alteração dos sistemas com os quais interage eletronicamente (Alfândega, IPTM/IMT , EMSA e de agentes de navegação) tendo decorrido sem qualquer perturbação na atividade portuária.

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA