Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SETÚBAL

Desenvolvimento do Porto de Setúbal está ligado ao transporte ferroviário

A CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, reunida em plenário no dia 15 de maio, no auditório do edifício sede da APSS, congratulou-se com a decisão do Governo de redução da TUP Carga, uma medida positiva que caminha no sentido da diminuição dos custos dos portos nacionais.

Foi no entanto sublinhado que a abolição integral desta taxa seria muito mais coerente com aqueles objectivos, tendo em conta a ausência efectiva de contraprestação de serviços prestados pelas autoridades portuárias, decorrente das condições de serviço prestadas pelas concessões portuárias.

Por outro lado, considera que o desenvolvimento sustentado e potenciador de uma resposta eficaz à captação de tráfegos acrescidos decorrentes da reorganização portuária definida no Plano 5+1 para o porto de Setúbal, está intrínsecamente ligado ao transporte ferroviário.

O porto de Setúbal é actualmente um dos portos portugueses com maior número de comboios diários, que já atingiu um pico de 28 comboios/dia. Não obstante, para poder viabilizar as condições indispensáveis ao desenvolvimento futuro deste modo de transporte, face aos constrangimentos operacionais de ligação entre as diversas entidades e os obstáculos infraestruturais, torna-se necessário o empenhamento da REFER e da CP Carga que terão de melhorar a operacionalidade dos serviços, em especial na ligação aos terminais, criando a figura do Gestor do Cliente para o Porto de Setúbal e, por outro lado, têm de igualmente ser melhoradas as infraestruturas de acesso aos terminais, pressupostos que, só uma vez concretizados, permitirão fazer crescer o transporte ferroviário de e para o Porto de Setúbal, com a correspondente rentabilização dos terminais existentes e do próprio porto.

Comunidade Portuária de Setúbal
16 de maio de 2013