Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 28 DE MAIO

Campanha oceanográfica ao largo de Aveiro

Com início a 17 de Maio, prolongando-se até dia 28, decorre ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega, uma campanha de obtenção de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA. Estes projectos liderados por Antonina dos Santos e A. Miguel M. P. Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.

A campanha tem como objetivo a recolha de informação sobre a abundância, distribuição e periodicidade da migração vertical de larvas de crustáceos e peixes em situação de afloramento costeiro para compreender os mecanismos de dispersão e de recrutamento em populações litorais de camarões, caranguejos e pequenos peixes pelágicos (por exemplo a sardinha). Conjuntamente irá obter-se informação que será importante para calcular taxas de crescimento e a condição das larvas. Finalmente vai-se adquirir dados das características das principais massas de água na área que em conjunto com os dados da biologia irão permitir a validação de modelos biofísicos que simulem realisticamente a circulação oceânica e o comportamento das larvas.

As espécies alvo deste estudo são representativas de grupos que constituem bons modelos biológicos para a investigação destes processos. Espera-se que estes projetos contribuam para a compreensão dos fatores que controlam a variabilidade da densidade populacional de espécies com interesse económico, por exemplo: sardinha, camarão da costa e navalheira, de modo a auxiliar no desenvolvimento de estratégias de gestão destes recursos.

MAIS DETALHES

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~