Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Negócio portuário no Porto de Leixões mais ágil

Mais um passo de gigante na modernização do negócio portuário foi dado pela APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, com a entrada em funcionamento da JUP II no dia 12 de maio. A implementação da nova versão da JUP II vem concretizar o conceito de Janela Única Portuária.

O sistema funciona com um ponto único de contacto (one-stop-shop), onde as entidades que operam no porto entregam informação em formato eletrónico. A partir desse ponto a informação flui de forma eficiente para todos os agentes envolvidos, com segurança e confidencialidade garantidas.

Com recurso a um interface tecnológico mais universal, de acesso pela internet, a JUP II possui novos processos que simplificam a circulação documental.

Mas não é só de vantagens funcionais que vive a nova versão de software. A JUP II vem trazer uma nova dinâmica à integração do Porto de Leixões com as redes internacionais de serviços logísticos.

A iniciativa integra-se no processo de modernização do negócio portuário que o Porto de Leixões tem vindo a protagonizar desde 1999 com a introdução da GCP- Gestão Comercial Portuária, posteriormente com o SCOPe, em 2002, e com a PCom que está em vigor desde 2007, em integração com a Portaria Principal, e que tem sido implementada noutros portos ao nível internacional.

O projeto visa agilizar processos, aumentar a eficiência e transferir valor para os clientes de modo a que o Porto de Leixões seja, cada vez mais, um porto de referência em termos internacionais.