Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE

Celebrity Infinity estreia nos Açores

As Portas do Mar recebem hoje a escala inaugural do navio de cruzeiros Celebrity Infinity. O luxuoso navio da Celebrity Cruises, uma das subsidiárias do grupo Royal Caribbean International, encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Harwich, incluindo o seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Cherbourg e Zeebrugge. Este habitual reposicionamento é motivado pelo facto do referido navio ter programada a temporada de verão no norte da Europa, onde vai efetuar uma série de cruzeiros no báltico, ilhas britânicas e fiordes da Noruega. Com cerca de 2100 passageiros e 940 tripulantes a bordo, estima-se a sua chegada cerca das 06:30 horas, resumindo viagem quando foram 15:00 horas.

Inaugurado em Março de 2001, foi construído em França nos conhecidos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, agora designados STX Europe. Com 294 metros de comprimento, 32.2 metros de boca e 8 metros de calado, possui 90.228 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2450 turistas e 999 tripulantes. São 11 os decks para passageiros, com um total de 975 cabines, das quais 780 são exteriores e 195 interiores.

Referência final para o facto de este dia 8 de maio ser mais um dia com dois navios de cruzeiro em porto, uma vez que o Celebrity Infinity terá na sua companhia o paquete Prinsendam.

Proveniente de Barcelona e tendo como destino final Ft. Lauderdale, o Prinsendam efetua amanhã e quinta-feira mais duas escalas no nosso arquipélago. No dia 8 de maio, por volta das 07:00 horas, é aguardado no Porto de Ponta Delgada, estimando-se a partida, rumo à Horta, pelas 17:00 horas, onde tem prevista permanência entre as 07:00 e as 17:00 horas do dia seguinte. Com 571 passageiros a bordo, está a realizar um itinerário de 15 dias com visitas, para além dos referidos portos açorianos, a Cadiz e Hamilton.
Com 205 metros de comprimento, 28 metros de boca e 7 metros de calado, possui 37,845 toneladas de arqueação bruta/GT e tem capacidade máxima para 849 passageiros e 432 tripulantes. Habitual presença nos nossos mares, a meados de novembro o referido navio volta a visitar a Horta, naquela que será a sua terceira escala no arquipélago em 2013.

Os dias 8 e 9 de maio, respetivamente na Horta e em Ponta Delgada, assinalam o regresso do Nieuw Amsterdam aos Açores, aquele que é o mais recente navio de cruzeiros da centenária Holland America Line. As referidas escalas nas duas ilhas açorianas constam de um itinerário de 15 dias que liga Ft. Lauderdale a Barcelona, incluindo ainda visita aos portos espanhóis de Cadiz, Málaga e Cartagena.
Com cerca de 2050 passageiros e 863 tripulantes a bordo, o navio deve concluir a manobra de atracação no cais das Portas do Mar pelas 08:00 horas, devendo zarpar ao final da tarde.

Inaugurado pela então princesa Máxima (agora rainha da Holanda) a 4 de Julho de 2010, foi construído nos estaleiros Fincantieri, seguindo os parâmetros da classe Signature. Com 285 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,8 metros de calado, possuiu 86,273 toneladas de arqueação bruta e pode atingir os 24 nós de velocidade.

Com lotação máxima para 2106 hóspedes e 929 tripulantes, possui 11 decks para passageiros, com um total de 1052 cabines, 897 das quais com vista para o exterior e apenas 155 interiores.
A título de curiosidade refira-se que Nieuw Amsterdam foi o nome original de uma cidade que mais tarde ficaria eternizada como Nova Iorque.