Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Início de Maio com intenso movimento de cruzeiros nos Açores

O início de Maio coincide com um assinável movimento de navios de turismo nos portos açorianos. Abril findou com a estreia do Norwegian Star e com a escala não prevista do Star Flyer, num dia marcado pela realização de uma cerimónia alusiva ao dia da árvore, cerimónia esta que contou com a participação de staff e passageiros do navio da Norwegian Cruise Lines, Portos dos Açores, SA, Bensaúde Shipping e Azores Cruise Club. Para o feriado do dia 1 está agendada a escala inaugural do Adventure of the Seas em São Miguel, no mesmo dia que o navio e cruzeiros Balmoral visita a ilha Terceira. Na quinta-feira, dia 2 de maio, o mesmo Balmoral faz escala em Ponta Delgada e no dia 3 é a vez do Emerald Princess atracar nas Portas do Mar. No sábado das grandes festas em honra do Sr. Santo Cristo dos Milagres, estreia do Caribbean Princess em Ponta Delgada e visita do Arcadia na Horta.

No dia 8 de maio estão previstas duas escalas em Ponta Delgada, o regresso do Prinsendam e a primeira passagem do Celebrity Infinity nos Açores. Ainda neste dia, o elegante Nieuw Amsterdam visita a ilha do Faial, rumando no dia seguinte para Ponta Delgada. Em sentido inverso segue o Prinsedam para a Horta, onde é aguardado no dia 9 de Maio.

Adventure of the Seas
Esta quarta-feira, dia 1 de Maio, Ponta Delgada recebe a estreia do navio de cruzeiros Adventure of the Seas, da Royal Caribbean Cruises International. Este navio encontra-se em viagem transatlântica entre San Juan, Puerto Rico e Southampton, incluindo o seu roteiro, para além da referida cidade açoriana, paragens em St. Thomas, St. Maarten, St. Lucia e St. Kitts. Com cerca de 2900 passageiros e 1200 tripulantes a bordo, o navio é aguardado pelas 07:00 horas, resumindo o seu percurso por volta das 17:00 horas.
Inaugurado em Novembro de 2001, foi construído na Finlândia pelos estaleiros então designados Kvaerner Masa-Yards, em Turku. Mede 311 metros de comprimento, 47 metros de boca, 8,8 metros de calado, possui 137,276 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade normal para 3138 hóspedes e 1176 tripulantes. O navio disponibiliza 14 decks para passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 939 têm vista para o exterior e 618 são interiores.

O Adventure of the Seas foi o terceiro de uma série de cinco navios idênticos da popular classe Voyager, depois do Voyager of the Seas, Explorer of the Seas e antes do Navigator of the Seas e Mariner of the Seas. O sucesso deste projeto foi assinalável ao ponto de todos estes navios integrarem sistematicamente o topo das preferências do público americano em cruzeiros generalistas.
Habituais visitantes do nosso arquipélago, assinale-se que o grupo Royal Caribbean tem vindo a manter uma regular assiduidade nas suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num importante ponto de visita das suas rotas transatlânticas.
No próximo ano, e praticamente na mesma data, o Adventure of the Seas tem agendada nova escala nas Portas do Mar.

Balmoral
Nos primeiros dois dias do mês maio o navio de cruzeiros Balmoral, da conhecida companhia Fred Olsen Cruise Lines, realiza duas vistas a outros tantos portos açorianos. Com 1045 passageiros a bordo, maioria de nacionalidade britânica, a primeira escala tem lugar na Praia da Vitória, finda a qual vai rumar a Ponta Delgada, onde é aguardado na manhã do dia 2 de maio. Assinalamos a relevância deste importante itinerário de 17 dias, denominado Voyage to the Azores & North Africa, em virtude de, mais uma vez, os Açores serem entendidos como destino e ponto de referência nas rotas atlânticas.

Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988 com a designação Crown Odyssey. Integrou então a frota da já extinta companhia grega Royal Cruise Line, armador que mais tarde passou a pertencer ao grupo Kloster, liderado pela Norwegian Cruise Line. Passou a designar-se Norwegian Crown e navegou com as cores da NCL até 2006, embora tenha passado 3 anos fretado à Orient Lines.

Adquirido pelo seu atual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na atualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento (todos os 4 navios da Fred Olsen foram aumentados da mesma forma). Presentemente, o Balmoral mede 218 metros de comprimento por 28,2 metros de boca, 6,8 metros de calado, possuiu 43,537 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes. Com 10 decks de passageiros, disponibiliza 744 cabines, das quais 562 têm vista para o exterior e 182 são interiores. Para dezembro está prevista mais uma escala deste paquete e para o próximo ano, o Balmoral tem já programado 4 escalas nos Açores, três no mês de Outubro e uma em Dezembro.