Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AÇORES

Estreia dos navios de cruzeiro Ryndam e Le Ponant nas Portas do Mar

O dia 9 de Abril assinala o início de um intenso mês de movimento de navios de cruzeiros na Região dos Açores. São aguardadas nos portos açorianos cerca de 38 escalas, 21 das quais em Ponta Delgada. É precisamente na cidade micaelense que se verifica a primeira visita do mês, quando o Ryndam, da centenária companhia Holland America Line, realizar a sua estreia no Terminal das Portas do Mar.

O paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica de 16 dias, entre Tampa e Barcelona, e além da cidade açoriana os 1128 passageiros vão ter ainda a oportunidade de visitar Cadiz, Granada e Palma de Maiorca. É aguardado pelas 07:00 horas e deve resumir viagem pelas 17:00 horas.
Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em Novembro de 1994. O Ryndam foi o terceiro de quatro navios da classe Statendam, classe que assumiu a designação do primeiro paquete daquela série. Mede 219 metros de comprimento, 31 metros de boca (largura), 7,5 metros de calado, possui 55,4 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 1266 turistas com 577 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, com um total de 633 cabines, 502 das quais com vista para o exterior e apenas 131 interiores.
Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas. A escala do Ryndam é a primeira de um total de 11 já anunciadas.

Para além da estreia do Ryndam nas Portas do Mar, também o mega-iate de cruzeiros Le Ponant, da operadora Compagnie du Ponant, realiza amanhã escala inaugural em terras açorianas. A mesma integra-se num cruzeiro transatlântico entre Martinique e o Funchal. Prevê-se a chegada às Portas do Mar pelas 12.00 horas e estima-se que aqui permaneça até às 08.00 do dia seguinte, altura em que retomará a viagem com destino à Madeira.

Inaugurado em 1991, este iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior.

Ao longo desta semana estão ainda agendadas mais 6 escalas de navios de cruzeiros na Região.