Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SPEA e seaExpert juntas pela conservação das aves marinhas

Este projeto decorrerá a bordo dos arrastões portugueses a operar na zona NAFO e NEAFC. A recolha de dados é voluntária para os Observadores da seaExpert e teve início em fevereiro deste ano.

A colaboração entre a SPEA e a seaExpert teve início em 2012, no âmbito do projeto “Espada-preto” , onde foram recolhidos dados para avaliação das capturas acidentais de tubarões, na pesca do peixe-espada-preto a bordo de palangreiros de fundo a operar em Portugal Continental, nos quais os Observadores da seaExpert recolheram também dados de interação e captura acidental de aves marinhas. O sucesso desta parceria, ainda a decorrer, proporcionou a celebração de um novo protocolo. Desta vez em águas longínquas, os Observadores da seaExpert, durante as suas longas estadias a bordo dos arrastões portugueses que atuam na zona da NAFO (Northwest Atlantic Fisheries Organization) e NEAFC (North East Atlantic Fisheries Commission), irão voluntariamente recolher dados de capturas acessórias de aves marinhas. Neste momento já se encontram 2 Observadores a recolher dados.

A monitorização de interações a bordo de navios de pesca a operar em águas internacionais enquadra-se na estratégia da BirdLife Internacional, permitindo obter informação para avaliar o nível de interação das pescas com as aves marinhas. Esta informação de importância a nível europeu e mesmo mundial, será seguramente usada, por exemplo, na implementação do Plano de Ação para reduzir as capturas acessórias de aves marinhas, recentemente adotado pela Comissão Europeia.

A seaExpert é uma empresa de serviços e consultadoria em pescas e aquicultura, sediada nos Açores, e a colaboração com a SPEA representa uma excelente oportunidade para integrar os interesses do setor pesqueiro com a preservação da nossa avifauna marinha.

fonte