Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.

Notícias
![]() |
2.º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA DE SINGNATÍDEOS
Meia centena de especialistas em cavalos-marinhos reunidos no Algarve
Cerca de meia centena de cientistas vão estar reunidos até quinta-feira na Universidade do Algarve (UAlg) no 2.º Simpósio Internacional de Biologia de Singnatídeos, grupo de espécies que inclui os cavalos e dragões marinhos.
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da UAlg refere, em comunicado, que o Syng Bio 2013 vai reunir cientistas de 14 países, que vão identificar as espécies de cavalos-marinhos que estão em risco de extinção e, ainda, discutir temas relacionados com a biologia dos singnatídeos, nomeadamente, o seu comportamento e os programas de reprodução em aquacultura.
O simpósio está organizado em cinco sessões plenárias, cada uma iniciada por uma palestra de um cientista, entre os quais se destacam especialistas de universidades dos Estados Unidos da América, da Noruega, da Sociedade Zoológica de Londres e da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
No simpósio serão ainda apresentadas as linhas de investigação sobre a conservação de cavalos-marinhos, levadas a cabo pelo Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidrobiologia do CCMAR, no que respeita à avaliação do estado de conservação da espécie e às medidas de recuperação dos efetivos.
A reprodução de cavalos-marinhos em cativeiro tem vindo a ser desenvolvida nas instalações da Estação Experimental do Ramalhete, em Faro, e é, segundo o CCMAR, uma das experiências de maior sucesso a este nível, em termos mundiais.
O evento inclui ainda uma reunião coordenada pelo Grupo FBH e pelo Project Seahorse (uma organização internacional de conservação do meio marinho) em que se pretende discutir com autoridades locais a melhor forma de integrar os aspetos conservacionistas dos cavalos-marinhos e outras espécies nas decisões de gestão da Ria Formosa.
O simpósio é organizado pelo Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidrobiologia do CCMAR.