Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Antigo navio-hospital Gil Eannes regressa aos estaleiros de Viana

O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa na terça-feira aos estaleiros de Viana do Castelo, onde foi construído em 1955, para os primeiros trabalhos de docagem desde que foi transformado em museu.

O presidente da fundação Gil Eannes, José Maria Costa, confirmou à Lusa que a partida do navio, fundeado na doca da cidade desde 1998, deverá acontecer pelas 08:00 do dia 19 de fevereiro.

Será uma viagem de poucas centenas de metros, até aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), mas a primeira que o navio realiza em 15 anos.

"Permitirá fazer a docagem [em seco] e realizar reparações de fundo e pinturas globais, garantindo uma boa dezena de anos sem necessidade de nova operação", explicou José Maria Costa.

Esta intervenção custará cerca de 75 mil euros e será revestida de algum simbolismo, tendo em conta a incerteza sobre o futuro dos estaleiros navais da cidade, que estavam em reprivatização mas cujo processo foi, entretanto, suspenso.

"Será uma emoção porque o navio vai voltar à casa-mãe. Para nós, era importante que fosse recuperado pelos trabalhadores dos estaleiros", admitiu o presidente da fundação que gere o navio e que é também autarca de Viana do Castelo.

Esta operação deverá prolongar-se durante duas a três semanas e será a primeira parte de uma intervenção global de reabilitação de 750 mil euros, que permitirá transformar os espaços ainda não utilizados do navio na Porta de Entrada do futuro centro de mar da cidade.

"Até 2014, deveremos ter toda a reabilitação realizada, como a recuperação de camarotes e porões, que servirão para criar novos espaços expositivos, um centro de interpretação e documentação do mar e a zona de receção do futuro centro de mar", acrescentou.

Construído nos ENVC em 1955, o Gil Eannes foi um dos maiores cartões-de-visita da empresa, dada a complexidade tecnológica que representou para a empresa. Incorporou a bordo sistemas de ar condicionado, salas para a realização de cirurgias e até de radiografias, entre muitas outras valências inovadoras, sobretudo médicas.

O navio desempenhou a missão de assistência médica aos pescadores da frota bacalhoeira portuguesa nos mares do norte, atividade a que se dedicou durante cerca de 20 anos.

Foi recuperado pela sociedade vianense, com o apoio da autarquia, em 1998, quando estava numa sucata para ser desmantelado.
Em quinze anos como navio-museu, foi visitado por mais de meio milhão de pessoas.
 







Artigos relacionados:

  • Reabilitação do navio Gil Eannes concluída até final do ano
  • Exposição «Cartas Náuticas do Navio Gil Eannes»
  • Antigo navio-hospital em Viana prepara-se para aumentar oferta
  • Parque de estacionamento junto ao Gil Eannes
  • Autarquia de Viana do Castelo investe para evitar encerramento da Pousada da Juventude
  • A «Misericórdia do Mar»
  • Fundação Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar
  • Navio Gil Eannes enriquece espólio
  • Escola Superior Náutica no navio Gil Eannes - Até 28 de Março
  • Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita
  • «Assalto ao Santa Maria» no cinema