Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«RETE» reuniu em Leixões

Quarta-feira, 30 de Janeiro, decorreu no Porto de Leixões, a 1ª Reunião Anual da Junta do Governo da RETE- Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, desde a tomada de posse em Génova de Emílio Brogueira Dias, na Presidência desta Associação Internacional, na sua qualidade de Presidente do Conselho de Administração da APDL.

A reunião decorreu durante toda a manhã e contou com a presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, o Presidente dos Puertos del Estado e os Presidentes das Autoridades Portuárias das Baleares e Santander. Estiveram também presentes representantes das Autoridades Portuárias de Algeciras e de Valencia, bem como o Ayuntamiento de Malága, da CITTÀ D`AQUA - Veneza e o Prof. João Figueira de Sousa da Universidade Nova de Lisboa. Da parte da tarde realizou-se uma visita à área portuária e à Área Dominial do Porto de Leixões.

Durante a reunião foram debatidos, entre outros assuntos, o Plano de Actividades para 2013 e os Novos Estatutos da Associação. Um tema marcante da reunião foi a constituição do Comité Científico, bem como a dinamização dos Nós Avançados da RETE. Foram também agendadas as próximas reuniões da RETE durante 2013 e os Encontros anuais do Conselho, destacando-se em Maio próximo o Encontro que ocorrerá em Trieste-Itália.

Esta Associação tem como objectivo promover e implementar actividades e iniciativas de formação, investigação e difusão das relações entre os portos e as cidades, com a finalidade de contribuir para favorecer a cooperação entre as Administrações portuárias e os agentes locais, sejam eles públicos ou privados, locais, regionais ou nacionais. A RETE procura melhorar a integração dos portos no seu espaço territorial, económico, social, cultural e ambiental e num sentido mais amplo, na prosperidade e qualidade de vida das cidades portuárias.


 












Artigos relacionados:

  • Açores recebem reunião da Associação Internacional para a Colaboração entre Portos e Cidades
  • «Nó Avançado das ilhas»
  • Encontro de Outono da RETE