Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PASSAGEIROS DE NAVIOS DE CRUZEIRO

Leixões cresce 81% em 2012

Foram 75.613 os passageiros que entraram pelo Porto de Leixões em 2012, o que correspondeu a um crescimento de 81% face a 2011, ano em que se registaram 41.829 passageiros.

Este aumento do número de passageiros fica a dever-se ao facto do Porto de Leixões ter acolhido mais e maiores navios de cruzeiros.

Foram 70 os navios que atracaram em Leixões em 2012, o que correspondeu a um acréscimo de 25% face ao ano anterior, em que 56 navios tinham escalado no Porto. Para além do maior número de navios, a dimensão e capacidade destes cresceu exponencialmente, na ordem dos 80%.

O excecional desempenho do porto de Leixões em movimento de cruzeiros ficou ainda marcado pela receção de seis navios em escalas inaugurais. Tratou-se do emblemático Queen Victoria, das linhas Cunard; do Ventura e Azura, navios de maior dimensão da companhia inglesa P&O; do Celebrity Constellation, da companhia Celebrity Cruises da Royal Caribbean; do navio Marina da norte-americana Oceânia Cruises; e do navio de expedições Kristina Katarina, da Kristina Cruises.

Em 2013 estão já previstas escalas de 67 navios de passageiros, o que corresponderá a 65.000 passageiros e 30.000 tripulantes a passar pelo Porto de Leixões. Apesar de não se prever um crescimento, face à excecionalidade dos resultados do ano que agora encerra, o ano 2013 inscreve-se na curva de crescimento que tem vindo a ser registado desde a abertura do novo cais, e orientado para a consolidação do movimento de cruzeiros em Leixões.

Em 2014, ano em que a nova estação de passageiros de cruzeiros entrará em funcionamento, as previsões são de um novo período de crescimento, concretizando a estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros.