Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

Dia do porto: veio para ficar

Crianças, jovens e menos jovens… foram muitos aqueles que vieram visitar as instalações da APRAM, incluindo a parte internacional, no “Dia do porto”, onde se evoca a História e se homenageiam aqueles que dedicaram uma vida ao trabalho nos portos.

Tentou-se recriar a antiga ligação por mar, entre o Cais da cidade e a Pontinha. A lancha da APRAM “Valério de Andrade” e o catamarã “Prazer do Mar” trouxeram os visitantes, mas outros houve que chegaram por terra.

Aveiro ganha novo «postal» com abertura do acesso ao molhe norte

A Câmara de Aveiro inaugurou dia 13 um estradão que se encontrava vedado ao público, por estar dentro de uma zona militar, e que a partir de agora permitirá o acesso livre por terra ao molhe norte. A obra, que representa um investimento de 100 mil euros, vai permitir visitar um dos "mais notáveis e belos locais de fruição paisagística" da costa aveirense.

"As pessoas têm o privilégio de ir contemplar a entrada da barra, o mar, ou o pôr-do-sol num paredão que entra 2,5 quilómetros mar adentro. Isto é uma coisa única", disse à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.

Praia de Santo Amaro de Oeiras é a primeira em Portugal com drone salva vidas

A praia de Santo Amaro de Oeiras dispõe, a partir de dia 20, de um drone de salvamento capaz de socorrer até quatro pessoas

O drone estará em permanência na praia de Santo Amaro de Oeiras, no distrito de Lisboa, fazendo desta a primeira praia do país que dispõe de um drone de salvamento, com uma boia insuflável com capacidade para socorrer até quatro pessoas em simultâneo e que "alia tecnologia à segurança das pessoas".

Benagil e Caneiros entre as 100 praias do mundo «a não perder»

O site de economia norte-americano Business Insider reuniu uma lista de 100 praias de todo o mundo que todos os cidadãos deveriam visitar “pelo menos uma vez na vida” e duas delas são em Portugal (Algarve).

A Praia de Benagil, Praia dos Caneiros (Lagoa, Algarve), são consideradas pelo site “visita obrigatória”. Esta é uma distinção para Lagoa que vem complementar as recentes distinções da Praia de Carvoeiro como a Melhor Praia da Europa 2018 (pela European Best Destination) e da Praia da Marinha, pela estação televisiva CNN, como uma das 52 Melhores Praias do Mundo 2018.

EU GOSTO É DO VERÃO...

Sobre a areia, na cidade

São de fácil acesso acesso e têm todas as comodidades para quem gosta de estar sobre a areia sem sair do conforto que as cidades têm para oferecer.
As praias do Porto, de Matosinhos e de Gaia são muitas e estão bem equipadas para aproveitar os fins de semana de verão em familia, para praticar desporto ou visitar património que conta histórias da nossa costa.

PORTO DE AVEIRO

Campanha para evitar novas quedas no molhe

A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai lançar uma campanha de sensibilização e pede "civismo" às pessoas que usam paredões nas praias, num esforço para evitar mais acidentes e não ter de vedar o acesso àquelas estruturas portuárias.

Director de Turismo dos Açores valoriza papel do turismo náutico na promoção da região

O Director Regional do Turismo dos Açores, Filipe Macedo, considera que “o turismo náutico, nas suas várias vertentes, tem sido um dos enfoques principais da promoção turística dos Açores” e admite que esse produto potencia a oferta turística regional, “enquanto destino de Turismo Natureza, pelo facto de se desenvolver de uma forma sustentável e não consumidora de recursos naturais”.

Marina de Tróia

A marina de Tróia foi edificada como parte integrante do Troiaresort e trata-se de uma das infraestruturas de excelência existentes neste complexo turístico. Situa-se no extremo norte da península de Tróia e destina-se essencialmente ao acesso, manobras e estacionamento de embarcações de recreio. Possui actualmente capacidade para 184 embarcações de recreio.
A marina de Tróia possui Bandeira Azul; na área circundante da marina habita a espécie de golfinhos denominada de roaz do Sado.

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE TRÓIA

Porto de Setúbal apoia tradição marítima

O Porto de Setúbal voltou a marcar presença no Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, a padroeira dos pescadores do Sado. A tradicional procissão fluvial contou com a presença de cerca de uma centena de embarcações engalanadas, que animaram o rio e os milhares de pessoas que assistiram ao evento nas areias de Tróia, no Outão e na zona ribeirinha da cidade.

15 de Setembro é Dia do Porto de Leixões abrir as portas à comunidade

Este ano assinala-se a 10.ª edição do ‘Dia do Porto de Leixões’, uma iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, das 10h00 às 19h00. A realizar-se no dia 15 de setembro, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes.

Marina de Sesimbra

A Marina do Clube Naval de Sesimbra foi um sonho de muitos gerações, uma velha aspiração do Clube Naval e da Vila de Sesimbra. Equipamento fundamental para o desenvolvimento do Turismo e da Náutica de Recreio, não só no Verão, como ao longo de todo o ano. O porto, bem protegido por um quebra mar de 900m, está localizado a 2Km de Sesimbra. As marcas relevantes são o farol do Cabo Espichei e o farol do Forte do Cavalo.

SEAVIEW

Lisboa e Seixal mais próximos através do Tejo

A Seaview, empresa de eventos náuticos que trabalha habitualmente entre Lisboa e Cascais, decidiu procurar novas rotas no rio Tejo repletas de beleza natural e de interesse histórico e, em finais de 2016, estabeleceu uma parceria com a Lisboa à Vista. Assim, a bordo de um cacilheiro de 1925, Lisboa e Seixal ficaram mais próximos. No Lisboa à Vista by Seaview os passageiros podem passar por monumentos ribeirinhos que são uma referência e descobrir a beleza natural da baía do Seixal, almoçando ainda numa embarcação que faz parte da história do rio Tejo.

SEAVENTY

Um projecto que acredita que do Mar virá a glória de Portugal

Aproximar as pessoas do mar foi a grande missão de Bernardo Castro quando, juntamente com Nuno Tavares, fundador da Tours for You, decidiu criar a Seaventy, em 2013. Um legado deixado pelo pai de Bernardo, que sempre teve um papel importante na Economia do Mar, e que hoje o empresário leva a cabo com a mulher, Rita. A experiência na realização de eventos náuticos já existia pois Bernardo era skipper e organizador, e foi por aí que a Seaventy iniciou a sua actividade, com duas regatas de team-building para 140 pessoas.

FIGUEIRA DA FOZ | ATÉ 2 DE SETEMBRO

«Praia M+ - Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos»

A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem vindo a implementar, desde 2005, na Praia de Buarcos (junto aos balneários municipais), o projecto «Praia M+ - Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos».
Este projecto é dirigido a todas as pessoas com deficiência motora e/ou mental, com mobilidade condicionada e/ou reduzida e que, por isso, são impedidas de usufruir em pleno da praia e principalmente de tomar banhos de mar.

TESOUROS DA NOSSA COSTA

Praia de Ribeira d'Ilhas, em Mafra

Na Praia de Ribeira d'Ilhas deparamo-nos com a mais mediatizada e cosmopolita das ondas desta costa, a onda de "Ribeira d'Ilhas". Situada numa ampla baía ladeada por falésias e com uma praia de areia a meio, torna-se um perfeito anfiteatro natural que tem sido aproveitado para a realização de inúmeras provas de surf, tanto do circuito nacional como do circuito internacional. "Ribeira d'Ilhas" é um "point" (onda) de direita bastante longo que recebe todo o tipo de ondulações e funciona com todas as marés, pelo que é a onda mais consistente da Ericeira.

Porto de Setúbal presente na Feira de Sant’Iago com «Navegando pela História»

O Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant’Iago 2018, que decorre até 5 de Agosto, com um stand que leva os visitantes a navegar na história do porto e da cidade através de excelentes imagens da construção dos seus cais e muralhas.

A participação do Porto de Setúbal prende-se não só com o seu papel para as empresas, para a criação de emprego e para o desenvolvimento da economia regional e do país, como também com o seu papel enquanto factor potenciador de crescimento da visibilidade nacional e internacional de Setúbal reforçando a ligação porto-cidade, devolvendo o rio Sado à sua população.

SUGESTÃO PARA AS SUAS FÉRIAS

Fiesa 2018 - XVI Festival Internacional de Escultura em Areia | Silves

A gigantesca cidade de areia é habitada por heróis do cinema e da vida real, compositores e escritores, estrelas pop e divas de Hollywood. São mais de cem esculturas em 45 mil toneladas de areia, espalhadas por 15 mil metros quadrados. O espaço "A Guerra das Estrelas" e o desafio "À Procura dos Minions" são as novidades desta 16.ª edição. Além das criações em areia, o festival inclui oficinas, demonstrações, projecção de vídeos, equipamentos de diversão e espectáculos.

TESOUROS DA NOSSA COSTA

Zambujeira do Mar

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Zambujeira do Mar encontra-se anichada numa alta falésia que parece protegê-la do mundo, com a aldeia a espreitar o areal. Localiza-se entre arribas e vale, sendo atravessada por uma linha de água que desagua no mar.
De areal fino que se mistura com algum rochedo, a praia convive com o movimento das marés, que deixam a descoberto uma maior extensão de areal, que convida à descoberta dos seus recantos e ao exercício físico. Pelas suas características convida também à prática de surf, bodyboard, ao mergulho e à pesca desportiva. Também à contemplação e à reunião familiar.

VÍDEO

«Vasco» e «Salas» adoptaram praia de Sines para nadar

Animais da espécie roaz-corvineiro são a mais recente atracção da praia Vasco da Gama, em SINES. Cientistas acham que existência de cardumes de peixe será o motivo para a presença dos golfinhos.

Os novos ‘moradores’ adoptaram a baía de Sines, no distrito de Setúbal, há cerca de duas semanas, para satisfação de muitos locais que passeiam na marginal e para os banhistas que frequentam aquela zona balnear.

A facilidade de alimento e a existência de cardumes de peixe podem ser alguns dos motivos que levaram os dois golfinhos a permanecerem nesta área”, explicou à agência Lusa fonte do Ciemar – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, com sede em Sines. “Não sabemos se se trata de um casal ou de juvenis, mas também não queremos perturbá-los porque parecem felizes, uma vez que chegam a fazer pequenos saltos junto às bóias” que delimitam a zona de banhos na praia, relatou.

Programa Nacional de Vigilância 2018

A edição 2018 do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul iniciou em 01 de Julho e termina em 31 de Agosto. O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone, desde 2005, no âmbito do “Projeto Praia Saudável” – resulta de uma parceria entre a Marinha Portuguesa, o Instituto da Água, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa – e tem como objetivo “contribuir para o aumento da segurança e da qualidade do ambiente nas praias, assim como da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e da sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões”.

Total: 533