Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




2020

«Meraviglia» e «Preziosa» vão passar a noite em Ponta Delgada

A MSC Cruzeiros, uma da maiores companhias do mundo, sediada na Suíça e líder do mercado na Europa e na América do Sul, programou três escalas dos seus melhores navios, para Ponta Delgada, em 2020.

As escalas serão todas em Abril, começando com o “Divina”, que chegará a Ponta Delgada no dia 1 de Abril, uma quarta-feira, pelas 7 da manhã e partindo às 16 horas.

DE 11 A 13 DE SETEMBRO, EM HAMBURGO

Cruise Portugal promove-se na maior feira de cruzeiros da Europa

Unidos sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira estão presentes na Seatrade Europe, a maior feira de cruzeiros que decorre na Europa, de 11 a 13 de setembro, em Hamburgo.

MADEIRA

Mais 4 escalas de cruzeiros dão aumento de 14,5% de passageiros

Deixada a época baixa para trás, o Porto do Funchal ainda assim conseguiu fechar os primeiros oito meses do ano com um aumento simpático nas escalas de navios de cruzeiro, mas sobretudo um excelente resultado nos passageiros movimentados de Janeiro a Agosto.

Segundo as contas da Administração dos Portos da Madeira (APRAM), neste período de oito meses a principal infra-estrutura portuária da Madeira recebeu um total de 153 navios de cruzeiros, mais quatro do que em igual período do ano passado (149), o que resulta num crescimento de 2,68%.

Navio oceânico construído em Viana é dos mais ecológicos da Europa

O MS World Explorer, primeiro navio oceânico totalmente construído em Portugal, está no top 20 da lista de embarcações de cruzeiro menos poluentes da Europa elaborada pela Natural and Biodeversity Conservation Union.

O navia que deixou o porto de Viana do Castelo no dia 1 de agosto para fazer a primeira viagem pelos mares do Norte da Europa é considerado o 19.º navio de cruzeiro menos poluente da Europa, numa lista que conta com 88 unidades.

ESTA QUINTA-FEIRA

«Azamara Journey» no Porto de Lisboa

Esta quinta-feira, dia 5, o Azamara Journey termina em Lisboa um cruzeiro de 9 noites com início em Southampton e escalas em St Malo, Belle Ile, Bordéus, Bilbao e Gijon. No mesmo dia inicia, em Lisboa, um novo cruzeiro de 9 noites com destino final a Barcelona e escalas em Portimão, Sevilha, Gibraltar, Palma de Maiorca e Valência.
 

50 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES 60 MIL PASSAGEIROS

Esta quinta-feira, dia 29 de agosto, é aguardada a visita do navio de cruzeiros Veendam ao Porto de Ponta Delgada, numa escala que assinala o início da segunda época de maior movimento de navios de turismo nos portos açorianos. O navio da centenária Holland America Line está a realizar uma viagem transatlântica entre Lisboa e Boston, com visitas programadas, além da cidade micaelense, a St. John's, St. Pierre, Sydney, Halifax e Bar Harbor. Os 1274 passageiros e 555 tripulantes são aguardados no Terminal das Portas do Mar pelas 7 horas desta quinta-feira e rumam ao Canadá cerca das 16h30m do mesmo dia.

Número de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa cresce 8,2% no 1.º semestre

O número de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa teve um aumento de 8,2% no primeiro semestre do ano quando comparado com igual período em 2018, atingindo os 239.135, segundo revela o Observatório do Turismo de Lisboa.

Um crescimento, que segundo a Administração do Porto de Lisboa, está relacionado com o aumento de 41% de passageiros em turnaround, registando-se, neste semestre, 29.028 face aos 20.518 do mesmo período do ano anterior.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 23

«Columbus» no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 23, o Columbus chega ao Porto de Lisboa. O navio encontra-se a realizar um cruzeiro de 15 noites que tem Londres como homeport e Roterdão, Gibraltar, Arrecife, St Cruz de La Palma, Tenerife, Funchal e Lisboa como portos de escala.

Sete milhões de pessoas embarcaram em cruzeiros na União Europeia. De Portugal partiram 32 mil

Há cada vez mais pessoas a embarcarem em cruzeiros, principalmente a partir de portos europeus. O número tem vindo a crescer desde 2012, afirma o Eurostat, que diz que, em 2017, foram sete milhões a iniciarem estas viagens a partir dos países da União Europeia (UE). A mesma tendência é observada em Portugal, com o país servir de porto de partida de 32 mil pessoas nesse ano.

Terminal de Cruzeiros de Leixões com visitas guiadas aos domingos, durante todo o dia

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões passa a estar aberto ao público, para visitas guiadas, durante todo o dia aos domingos. Entre as 09h30 e as 17h30 é agora possível conhecer todos os recantos daquele que já é um ícone arquitectónico da Região Norte do país.

ESTE SÁBADO

Navio de cruzeiro «Braemar» no Porto de Lisboa

Este sábado, 20 de Julho, o Porto de Lisboa recebe o navio "Braemar", que se encontra a realizar um cruzeiro de 14 noites. Tem Southampton como homeport e Málaga, Barcelona, Marselha, Port Mahon, Cartagena e Lisboa como portos de escala.

LISBOA

Novo Terminal de Cruzeiros potencia crescimento de passageiros até junho deste ano

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 8% no número de passageiros de cruzeiro no primeiro semestre de 2019, para 239.135 passageiros, valor que compara com os 221.0723 verificados entre janeiro e julho de 2018, foi esta segunda-feira anunciado.

A Presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, explica que a melhoria registada se deve à localização do porto da capital, que lhe “confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos, no que respeita ao início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e às viagens de reposicionamento”.

E já se pensa numa carreira com Espanha e Marrocos

Ligações por ferry entre o Funchal e Portimão

Até 25 de Setembro estão previstas 12 viagens de barco entre a Madeira e o Algarve. A Presidente da Câmara Municipal de Portimão gostava até de ver a ligação alargada aos meses de inverno.

O navio parte sempre de Tenerife, faz escala no Funchal e, por fim, chega a Portimão. O barco tem capacidade para 1.000 pessoas e 350 viaturas - e, em 2018, todas as carreiras partiram com boa lotação. No total foram transportados 10.700 passageiros.

Número de navios de cruzeiro e passageiros continuam a crescer no Porto de Lisboa

O número de navios chegados ao Porto de Lisboa no mês de Maio foi de 54, revelando um crescimento de 17,4%, quando comparado com o mesmo período em 2018, revela o Observatório do Turismo de Lisboa.

Tendo por fonte a Administração do Porto de Lisboa, o mesmo documento indica que, no que diz respeito aos passageiros, o número total ascendeu a 85.700, ou seja, mais 11.622 que em Maio de 2018, o que corresponde a um crescimento de 15,7%.

Iate idealizado para Steve Jobs centrou atenções no Funchal

O `Venus', iate de 256 pés construído e idealizado para Steve Jobs, esteve pela primeira vez no Funchal, com o intuito de realizar uma escala rápida antes de seguir para Palma de Maiorca.

Douro Azul eleita pela quinta vez a melhor empresa de cruzeiros da Europa

A Douro Azul voltou a ser distinguida, nos World Travel Awards, como a Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais da Europa.

Em comunicado, a operadora portuguesa de cruzeiros salienta que é a quinta vez que é distinguida com este prémio, numa altura que conta com uma frota de 12 navios-hotel, com os navios a receberem mais de 30 mil passageiros por ano correspondentes a mais de 200 mil de dormidas.

A 13 DE JUNHO

O navio de expedição Le Bougainville traz a ciência e a experiência a Lisboa

O operador turístico de cruzeiros, James Rawes Turismo, abre as portas do mais recente navio de expedição, Le Bougainville, da companhia francesa Ponant, a 13 de Junho no Porto de Lisboa. Pela primeira vez em Portugal com este navio, a Ponant, que lançou este ano uma parceria com a National Geographic, é líder mundial no segmento de expedições de luxo e apresenta o seu mais recente explorador francês.

92 navios de cruzeiro visitaram o Funchal no 1.º trimestre de 2019

Nos primeiros três meses de 2019, o Porto do Funchal recebeu 208 402 passageiros em trânsito, a larga maioria (92,1%) dos quais constituída por europeus. As nacionalidades predominantes foram a alemã (57,2% do total, +17,5% que em 2018), a britânica (20,5% do total, sendo a variação homóloga de -11,4%) e a espanhola (quota de 3,0%, +641,7% que no trimestre homólogo).

Note-se ainda que o número de norte-americanos que passou pelo Porto do Funchal no 1.º trimestre de 2019 aumentou 37,7% em termos homólogos, sendo o terceiro mercado mais importante neste segmento com 6 434 passageiros (3,1% do total).

SAGA SAPPHIRE CUMPRE ÚLTIMA ESCALA NOS AÇORES

Esta sexta-feira, dia 7 de junho, o navio de cruzeiros Saga Sapphire visita Ponta Delgada numa escala que acontece no final de um cruzeiro denominado “Emerging Canada”. A permanência do navio deve ocorrer entre o meio-dia e as 20 horas desta sexta-feira, período após o qual vai largar amarras rumo a Dover.

A 3 E 4 DE JUNHO

Oriana pela última vez nos Açores

Os dias três e quatro de junho vão assinalar o último capítulo de escalas nos Açores por parte de um navio que nos últimos 20 anos se tornou um habitué destas paragens. Esta segunda-feira, o Oriana despede-se de Ponta Delgada e na terça-feira será a vez da Praia da Vitória, naquelas que serão as últimas escalas em mares açorianos.

Total: 1116