Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




LISBOA

Novo Terminal de Cruzeiros potencia crescimento de passageiros até junho deste ano

O Porto de Lisboa registou um crescimento de 8% no número de passageiros de cruzeiro no primeiro semestre de 2019, para 239.135 passageiros, valor que compara com os 221.0723 verificados entre janeiro e julho de 2018, foi esta segunda-feira anunciado.

A Presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, explica que a melhoria registada se deve à localização do porto da capital, que lhe “confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos, no que respeita ao início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e às viagens de reposicionamento”.

E já se pensa numa carreira com Espanha e Marrocos

Ligações por ferry entre o Funchal e Portimão

Até 25 de Setembro estão previstas 12 viagens de barco entre a Madeira e o Algarve. A Presidente da Câmara Municipal de Portimão gostava até de ver a ligação alargada aos meses de inverno.

O navio parte sempre de Tenerife, faz escala no Funchal e, por fim, chega a Portimão. O barco tem capacidade para 1.000 pessoas e 350 viaturas - e, em 2018, todas as carreiras partiram com boa lotação. No total foram transportados 10.700 passageiros.

Número de navios de cruzeiro e passageiros continuam a crescer no Porto de Lisboa

O número de navios chegados ao Porto de Lisboa no mês de Maio foi de 54, revelando um crescimento de 17,4%, quando comparado com o mesmo período em 2018, revela o Observatório do Turismo de Lisboa.

Tendo por fonte a Administração do Porto de Lisboa, o mesmo documento indica que, no que diz respeito aos passageiros, o número total ascendeu a 85.700, ou seja, mais 11.622 que em Maio de 2018, o que corresponde a um crescimento de 15,7%.

Iate idealizado para Steve Jobs centrou atenções no Funchal

O `Venus', iate de 256 pés construído e idealizado para Steve Jobs, esteve pela primeira vez no Funchal, com o intuito de realizar uma escala rápida antes de seguir para Palma de Maiorca.

Douro Azul eleita pela quinta vez a melhor empresa de cruzeiros da Europa

A Douro Azul voltou a ser distinguida, nos World Travel Awards, como a Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais da Europa.

Em comunicado, a operadora portuguesa de cruzeiros salienta que é a quinta vez que é distinguida com este prémio, numa altura que conta com uma frota de 12 navios-hotel, com os navios a receberem mais de 30 mil passageiros por ano correspondentes a mais de 200 mil de dormidas.

A 13 DE JUNHO

O navio de expedição Le Bougainville traz a ciência e a experiência a Lisboa

O operador turístico de cruzeiros, James Rawes Turismo, abre as portas do mais recente navio de expedição, Le Bougainville, da companhia francesa Ponant, a 13 de Junho no Porto de Lisboa. Pela primeira vez em Portugal com este navio, a Ponant, que lançou este ano uma parceria com a National Geographic, é líder mundial no segmento de expedições de luxo e apresenta o seu mais recente explorador francês.

92 navios de cruzeiro visitaram o Funchal no 1.º trimestre de 2019

Nos primeiros três meses de 2019, o Porto do Funchal recebeu 208 402 passageiros em trânsito, a larga maioria (92,1%) dos quais constituída por europeus. As nacionalidades predominantes foram a alemã (57,2% do total, +17,5% que em 2018), a britânica (20,5% do total, sendo a variação homóloga de -11,4%) e a espanhola (quota de 3,0%, +641,7% que no trimestre homólogo).

Note-se ainda que o número de norte-americanos que passou pelo Porto do Funchal no 1.º trimestre de 2019 aumentou 37,7% em termos homólogos, sendo o terceiro mercado mais importante neste segmento com 6 434 passageiros (3,1% do total).

SAGA SAPPHIRE CUMPRE ÚLTIMA ESCALA NOS AÇORES

Esta sexta-feira, dia 7 de junho, o navio de cruzeiros Saga Sapphire visita Ponta Delgada numa escala que acontece no final de um cruzeiro denominado “Emerging Canada”. A permanência do navio deve ocorrer entre o meio-dia e as 20 horas desta sexta-feira, período após o qual vai largar amarras rumo a Dover.

A 3 E 4 DE JUNHO

Oriana pela última vez nos Açores

Os dias três e quatro de junho vão assinalar o último capítulo de escalas nos Açores por parte de um navio que nos últimos 20 anos se tornou um habitué destas paragens. Esta segunda-feira, o Oriana despede-se de Ponta Delgada e na terça-feira será a vez da Praia da Vitória, naquelas que serão as últimas escalas em mares açorianos.

Portugueses em cruzeiros no Porto de Lisboa aumentam 392,8% no 1º quadrimestre

O mercado português foi o que teve o maior aumento no primeiro quadrimestre em passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa, quase quadruplicando (+392,8%) em relação ao período homólogo de 2018, de acordo com os dados publicados pela Administração do Porto de Lisboa (APL).

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 2 de Junho

De 28 de maio a 2 de junho o Porto de Lisboa recebe 7 navios de cruzeiro – Explorer of the Seas, Silver Whisper, Nautica, Berlin, Costa Pacifica, Azamara Journey e Europa.
A escala em Lisboa do Explorer of the Seas esta terça-feira, dia 28, faz parte de um cruzeiro de 7 noites que tem Southampton como homeport e Le Havre, Vigo e Lisboa como portos de escala.

AÇORES

170 mil passageiros em 152 escalas de cruzeiros

A Portos dos Açores, S.A. esteve presente, na cidade de Kusadasi, Turquia, na 54.ª Assembleia Geral da ‘MedCruise’, a Associação dos Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo e mares limítrofes, incluindo os Mares Negro e Vermelho, Portugal e os arquipélagos de Madeira, Canárias, Cabo Verde e Açores, reunião anual na qual os portos participantes analisam o estado da indústria e perspectivam os desafios futuros.

Porto de Lisboa presente na 54.ª Assembleia-Geral da MedCruise

O Porto de Lisboa, enquanto membro associado, marcou presença na 54.ª Assembleia-Geral da MedCruise que decorreu de 7 a 10 de maio em Kusadasi, na Turquia.
O evento contou com a presença de representantes de operadores de cruzeiros assim como dos restantes associados e parceiros permitindo o estabelecimento de contactos privilegiados no desenvolvimento das ações relativas à atividade de cruzeiros em Lisboa.

NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES

DIA ÉPICO EM PONTA DELGADA ESTABELECE NOVOS MÁXIMOS NA REGIÃO

A previsão inicial de 13 mil visitantes para o dia 4 de maio acabou por ficar aquém do número que realmente se verificou. Os quatro navios que efetuaram escala na capital micaelense movimentaram 10316 passageiros e 4589 tripulantes, ou seja 14891 visitantes. Ora este valor superou o máximo obtido no dia 23 de abril de 2018, então com 13372 visitantes num só dia, em portos açorianos.

Quatro navios de cruzeiro trazem a Ponta Delgada 13 mil visitantes

O primeiro sábado de maio deverá ficar registado como o dia com maior movimento de navios de cruzeiros e passageiros num porto açoriano, no presente ano. Para este dia estão programadas quatro escalas de navios de cruzeiros, que deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de 13 mil visitantes.

Funchal vai ter cruzeiros da MSC com saída e chegada em Outubro e Novembro de 2020

A MSC Cruzeiros anunciou o regresso dos embarques e desembarques no Funchal a bordo do MSC Poesia, na sua rota pelo Mediterrâneo Ocidental em outubro e novembro de 2020. Será agora possível embarcar e desembarcar na Madeira para dois novos cruzeiros de 13 dias, e ainda fazer um Génova/Funchal de 8 dias ou um Funchal/Génova de 6 dias.

Porto do Funchal fecha 1.º trimestre de 2019 com mais escalas e passageiros

O Porto do Funchal cresceu em todas as variantes no primeiro trimestre de 2019, tendo registado um aumento de 3,4% em escalas e 14,3% em passageiros, em comparação com o período homologo do ano passado.

14 navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 5 de Maio

De 29 de abril a 5 de maio o Porto de Lisboa recebe 14 navios de cruzeiro – Prinsendam, Mein Schiff1, Costa Favolosa, Silver Cloud, Marella Dream, Celebrity Infinity, Ventura, Columbus, Seadream II, AIDAvita, Azamara Journey, Seabourn Quest, Mein Schiff 5 e MSC Preziosa.

Ligação marítima entre Portimão e a Madeira regressa em Julho

Estão agendadas doze ligações em 2019, uma por semana, com saída da cidade de Portimão às terças-feiras e chegada ao Funchal às quartas. A viagem dura menos de 24 horas.

ENTRE 28 DE ABRIL E 4 DE MAIO

PORTOS AÇORIANOS RECEBEM 45 MIL VISITANTES

Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, a Portos dos Açores S.A. prevê que se realizem 23 escalas, escalas essas que devem movimentar cerca 32 mil passageiros e perto de 13 mil tripulantes.
 

Total: 1105