Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM VÍDEO

Costa Favolosa pode ser o primeiro navio de cruzeiro a regressar à Madeira na retoma

A manter-se a atual programação, o paquete da empresa italiana Costa Crocerie, do Grupo americano Carnival, deverá fazer escala no Funchal, a 26 de setembro.

Cruzeiros tiveram primeiro semestre «melhor que a desgraça prevista», diz Mário Ferreira

A Mystic Invest, holding que detém a Douro Azul, teve um primeiro semestre “melhor que a desgraça prevista”, esperando agora faturar 90 milhões de euros este ano, mas um terço do orçamentado antes da pandemia, afirma Mário Ferreira.

O empresário explica que na holding que gere o turismo de cruzeiros estavam preparados para duas situações: o cenário zero, que representaria faturação zero até ao final do ano, e o cenário 15 de julho, nas quais existiam várias variáveis, entre as quais, retomar a atividade nesta altura, mas com taxas de ocupações inferiores.

Carnival anuncia planos para a sua frota e confirma 2º navio da Classe Excel

A Carnival Cruise Line anunciou novos planos para a sua frota com a confirmação de um navio adicional movido a GNL que chegará em Novembro de 2022. Quatro navios serão vendidos ou colocados em pausa de longo prazo e outros navios serão transferidos para novos portos de embarque.

WONDER OF THE SEAS

Royal Caribbean atrasa entrega do maior navio do mundo

A Royal Caribbean atrasou a entrega do Wonder of the Seas, o seu próximo navio da classe Oasis, a partir de 2021. O novo navio está actualmente em construção nos estaleiros franceses de Saint-Nazaire.

“A construção do novo Wonder of the Seas da classe Oasis foi adiada devido ao impacto da operação no estaleiro. A Royal Caribbean teve que adiar a chegada do navio ao mercado asiático. No entanto, estamos ansiosos pela chegada do Wonder of the Seas após a epidemia estar sob controlo o mais rápido possível“, explica a companhia em comunicado.

DouroAzul dá (re)início aos cruzeiros fluviais no Rio Douro

A DouroAzul (re)começou esta semana com os itinerários de Verão pelo Rio Douro com o luxuoso navio-hotel Douro Serenity. A companhia de Mário Ferreira propõe dois itinerários distintos para o Verão de 2020, um de 2 noites e outro de 4 até ao final do mês de Agosto.

Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de julho

O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até 31 de julho. A informação acaba de ser confirmada à Renascença por fonte do ministério das Infraestruturas. As únicas exceções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.

De resto, e tal como acontece desde março, os cruzeiros só poderão atracar apenas para trabalhos de reparação e manutenção das embarcações.

Douro Azul retoma cruzeiros no rio Douro a 20 de Julho

A Douro Azul, a empresa europeia de cruzeiros fluviais que tem como CEO Mário Ferreira, anunciou que vai continuar a retoma da sua atividade no rio Douro, a partir do dia 20 de julho.

A retoma dos cruzeiros no Douro pela Douro Azul terá “um programa inédito e exclusivo de quatro cruzeiros, dirigido ao mercado português, a bordo de um dos seus mais modernos navios-hotel, o Douro Serenity cuja madrinha é Sara Sampaio”, lê-se no comunicado.

Governo prolonga até 15 de julho interdição do desembarque de cruzeiros

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi novamente prolongada pelo Governo, até às 23:59 de 15 de julho, segundo um despacho publicado esta terça-feira

MSC World Europa, movido a LNG, deve começar a navegar em 2022

O MSC World Europa, o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (LNG), deve começar a navegar em 2022. A tradição marítima da Cerimónia da Moeda realizou-se esta segunda-feira nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique em Saint-Nazaire, França. A companhia de cruzeiros recorda que o MSC World Europa é dos navios mais avançados tecnologicamente e ambientalmente da sua classe.

MADEIRA

Cruzeiros regressam ao Funchal em Setembro

A estreia, depois do período de confinamento cabe ao ‘Silver Whisper’, a 13 de Setembro. Depois de passada a época baixa, já no que seria o princípio da época alta (ainda estão programadas 7 escalas no mês, seis na Madeira, uma no Porto Santo), segundo a informação disponibilizada pela APRAM no seu site, este pequeno navio de luxo (28.258 toneladas e 190 metros de cumprimento) tem prevista chegada às 7 horas e partida às 18 horas.

ENTREVISTA A EDUARDO CABRITA, DIRECTOR-GERAL DA MSC CRUZEIROS:

Os portugueses terão uma grande surpresa nos cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa

Ainda sem data para o regresso dos cruzeiros a nível mundial a entrevista a Eduardo Cabrita centra-se na pandemia que assola o mundo e o turismo em particular, e a forma com a MSC Cruzeiros espera restabelecer a confiança dos passageiros.

As boas notícias é que a temporada de 2021 parece estar acima das previsões e isso deve-se à confiança que os passageiros têm no sector.

Cruzeiros deixam de usar gasóleo para atracar em Lisboa em 2022

Os navios de cruzeiro vão deixar de poder utilizar gasóleo quando atracarem em Lisboa, a partir de 2022, anunciou hoje o vereador do Ambiente da autarquia, José Sá Fernandes.

"Conseguimos chegar a acordo com o Porto de Lisboa para que os cruzeiros a partir de 2022 não usem gasóleo quando atracam em Lisboa. Portanto, que haja eletrificação do porto para não haver poluição atmosférica", disse o vereador.

10 Fotos que ilustram o impacto da pandemia no sector dos Cruzeiros

MSC Seaside e MSC Divina ancorados ao largo de Miami Beach. Muitos navios optaram por ficar no Porto de Miami por prolongados períodos de tempo durante a proibição de navegar em águas americanas.
Esta e mais nove fotos para ver nesta galeria
 

Francisco Teixeira:

O sector dos cruzeiros regressará mais forte

Vamos levar algum tempo a reconstruir e a voltar para onde estávamos. Mas isso é o que a nossa indústria faz.
Existe uma razão pela qual esta é a maior e mais importante indústria do mundo de hoje, e é porque as pessoas precisam dela. Depois do Covid-19, a necessidade de estar com outras pessoas, de ter novas experiências, será realmente mais valiosa do que era.

Mário Ferreira descarta despedimentos no turismo e diz que «ainda vai contratar»

O empresário Mário Ferreira, dono, entre outras empresas do turismo, da Douro Azul, garante, em entrevista à Lusa, que não vai despedir, assegurando até que o grupo "ainda vai contratar mais", apesar do impacto da pandemia.

"Temos 500 trabalhadores em 'lay-off' e não vamos despedir. Ainda vamos contratar mais em Portugal e fora", assegura o empresário.

Governo mantém até 15 de Junho interdição do desembarque de cruzeiros

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada pelo Governo, pela segunda vez, até às 00:00 de 15 de junho, revela um despacho publicado.

Publicado em suplemento do Diário da República de quinta-feira, para produzir efeitos a partir das 00:00 horas desse dia, admite nova prorrogação deste diploma “em função da evolução da situação epidemiológica”.

Governo prorroga até 17 de maio proibição de desembarque de passageiros de cruzeiros

O Governo decidiu prorrogar até às 24:00 do dia 17 de maio a interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações de cruzeiros nos portos nacionais, segundo um despacho publicado em Diário da República.

Segundo o diploma, que entra em vigor às 00:00 de sábado, 2 de Maio, esta interdição "não se aplica aos cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal", sendo também possível o desembarque "em casos excecionais ou urgentes, mediante autorização da autoridade de saúde, nomeadamente por razões humanitárias, de saúde ou para repatriamento imediato, sem entrada em território nacional".

MSC WORLD CRUISE 2020

Chegou ao fim o último cruzeiro ainda em navegação

Foi a 5 Janeiro que o MSC Magnifica saiu de Génova para o seu cruzeiro de volta ao mundo, e, nessa altura, o mundo era muito diferente. A pandemia ainda não tinha nome e não passava de uma estranha pneumonia. Não havia mortes e a Organização Mundial de Saúde relatava apenas 59 infectados, todos na cidade Wuhan, China.

Nenhum dos 1760 passageiros do MSC Magnifica, a maior parte franceses, italianos e alemães, imaginava que aqueles dias iriam transformar o mundo como hoje o conhecemos. Mas o espírito e a expetativa para um cruzeiro de 117 dias à volta do mundo estava em alta.

Restrições à acostagem de navios de cruzeiro até 30 de Abril em Portugal

Segundo despacho (4394-D/2020) publicado em Diário da República, o Governo português decidiu manter a interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais, mantendo, ainda assim, algumas excepções, isto porque a medida não se aplica aos cidadãos nacionais ou aos titulares de autorização de residência em Portugal.

CRUZEIROS

Os quatro navios da Fred Olsen hão-de voltar ao Funchal!

O encontro entre os quatro navios da Fred Olsen no Funchal deveria ter-se realizado este sábado. A companhia, a APRAM e a AP prepararam um programa que envolvia os passageiros, a tripulação e a cidade anfitriã. Mas, o coronavírus não deixou.
Os quatro navios estão parados em Inglaterra, com a tripulação e saíram este sábado para o largo. Os tripulantes envergaram as t´shirts feitas de propósito para o encontro dos 4 Fred´s no Funchal. Eles voltarão à Madeira!

Total: 1207